Ramil está em fase de finalização de seu 11º disco, Campos neutrais, o primeiro gravado em casa, no Rio Grande do Sul. O álbum está sendo produzido por meio de financiamento coletivo (www.tragaseushow.com.br/vitorramil). É a segunda vez que o cantor e compositor de Pelotas (RS) usa esse recurso para fazer um CD. “Na outra vez, repercutiu tanto que até ultrapassamos a meta. Acho que esse tipo de campanha já virou uma tendência e te aproxima do teu público, porque cria uma espécie de cumplicidade. Ainda mais no meu caso, que não vivo de sucesso em novela, não frequento muito a grande mídia e tenho uma relação muito próxima com meus fãs e admiradores. E isso se catalisa com a vaquinha virtual”, avalia.
LIBERDADE Campos neutrais foram uma região que atravessava o Rio Grande do Sul no sentido sudeste-nordeste na época em que o Brasil era disputado por Espanha e Portugal. A região, por um tratado assinado em 1777, era uma área neutra, não dominada por nenhum dos dois países. “Os campos neutrais entraram para a história como uma região que era livre, criativa, miscigenada e que tem muito a ver com o que pretendo mostrar com esse trabalho. Fiz parcerias com gente de todos os cantos do país, como Chico César, que é da Paraíba, Zeca Baleiro, do Maranhão, o poeta Joãozinho Gomes, do Pará, sem contar as músicas em espanhol e em inglês que também fazem parte do repertório”, afirma.
Na apresentação que fará no Cantautores amanhã, o gaúcho deve adiantar algumas das novidades do novo projeto, mas fará um apanhado de sua carreira de mais de 30 anos. “Vou tocar músicas do meu disco anterior, o Foi no mês que vem (2012), e também as canções que marcaram a minha trajetória. Sigo muito o sabor do momento. Uma coisa bacana que acontece é que tem gente que sempre me sugere alguma coisa antes do espetáculo. E eu sempre estou aberto a isso”, comenta.
Ao longo da semana, a Mostra vai ter uma programação intensa, com a presença dos artistas Alzira E, nome artístico da cantora Alzira Espíndola, o cantor e compositor Nelson Angelo, o pianista pernambucano Zé Manoel, e Tim Bernardes, da banda O Terno, que pela primeira vez se apresenta em formato solo.
6ª Mostra Cantautores BH
De 6 a 13 de maio em vários espaços da cidade. Ingressos: entre R$ 14 e R$ 20 (inteira), antecipados; no dia R$ 30 e R$ 15 (meia). Informações e vendas: www.mostracantautores.com.br.
DOIS A DOIS
Confira a programação da Mostra Cantautores neste fim de semana
Amanhã - Teatro Bradesco (Rua da Bahia, 2.2244, Lourdes)
18h Vitor Ramil (RS). Abertura: Jennifer Souza (MG)
21h Chico César (PB). Abertura: Luiz Gabriel Lopes (MG)