Hamilton de Holanda lança DVD dedicado a Pixinguinha e CD infantil

Aos 40 anos, o compositor demonstra versatilidade no seu trabalho

por Kiko Ferreira 31/10/2016 20:03

 

Marcos Portinari/divulgação
Hamilton de Holanda, que já lançou 30 discos, é um dos instrumentistas mais respeitados do país (foto: Marcos Portinari/divulgação)

DVD dedicado a Pixinguinha e CD infantil são os novos lançamentos do workaholic compositor Hamilton de Holanda. Show gravado ao vivo em São Paulo traz time de craques do instrumental.

Na idade, ele acaba de chegar aos 40. Na discografia, passou dos 30. E continua produzindo com qualidade e intensidade. Carioca radicado em Brasília a partir do primeiro ano de vida, o bandolinista, compositor, arranjador e otras cositas mas Hamilton de Holanda lança, ao mesmo tempo, um CD infantil e um DVD dedicado a Pixinguinha.

Mundo de Pixinguinha ao vivo traduz em áudio e vídeo o show de lançamento do álbum que ele produziu em 2013 para homenagear o autor de Lamentos. Já Alegria, gravado com a Orquestra do Estado de Mato Grosso, revela um olhar inesperado e fluido sobre o universo infantil, com destaque para temas conhecidos em desenhos animados, games e musicais.

Com arranjos do maestro e trombonista Vitor Santos e orquestra regida pelo maestro Leandro Carvalho, Alegria é daqueles discos sem complicação, fácil de ouvir junto da criançada ou até mesmo para aliviar a tensão nos momentos de trânsito intenso. A orquestra nunca soa pomposa ou excessiva, e o bandolim de 10 cordas navega com naturalidade pelo repertório.

Entre as faixas de mais fácil identificação estão o tema A pantera cor de rosa, de Henry Mancini, a música de abertura e encerramento do desenho animado dos Flintstones, a clássica abertura do Sítio do Pica-pau Amarelo, de Gilberto Gil, e delicadas leituras de Peixinhos do mar e Se essa rua fosse minha.

O lado autoral surge com a Suíte da infância (com os movimentos Corre-corre no parquinho, Dorme com os anjos e Vida, alegria e esperança). A pegada mais erudita está na faixa Lullaby, de Brahms. Um disco de brinquedo, que rima com diversão.


VIRTUOSISMO
O DVD traz marca da versatilidade do virtuose e conta com participações de amigos de outras empreitadas, ao vivo e de estúdio: o pianista cubano Omar Sosa, o acordeonista francês Richard Galliano, o pianista italiano Stefano Bolani e o compositor e pianista brasileiro André Mehmari.

O show começa no palco escuro, com Hamilton fazendo o único tema interpretado individualmente, o choro Naquele tempo, de Pixinguinha e Benedito Lacerda. Apesar de estar no título do CD e do DVD, o mestre do choro não domina todo o repertório do DVD. Com diversas formações, entre duos, trios e quartetos, em que os parceiros se revezam, ele relê Yaô, Lamentos, Ingênuo, Agradecendo, Canção da odalisca, Segura ele, Rosa, Um a zero e Carinhoso.

Entre as 20 faixas estão temas que ressaltam a brasilidade. Holanda evoca Sivuca (Feira de mangaio), Luiz Gonzaga (Asa Branca) e Paulinho da Viola (Choro negro), além de fazer sua própria celebração de Pixiguinha (Capricho de Pixinguinha). Também abre espaço para temas dos parceiros, como Dos caminhos, de Omar Osa, Nasce um anjo, de Mehmari, e Tango por Claude, de Richard Galliano.

O DVD, que certamente terá boa repercussão pelo mundo na categoria brazilian jazz, foi gravado em 2013 no Teatro Alfa, em São Paulo. Os dois títulos saem poucos meses depois do elogiado CD Samba de Chico, dedicado à obra de Chico Buarque, e reforçam a tese de que a inquietação de Hamilton de Holanda se traduz em música. E boa música.

ALEGRIA
De Hamilton de Holanda
Com Orquestra do Estado de Mato Grosso
Brasilianos/Sonora
Informações:
oemt@orquestramt.com

MUNDO DE PIXINGUINHA AO VIVO
De Hamilton de Holanda
DVD
Sonora
Preço médio: R$ 54

MAIS SOBRE MUSICA