Banda Constantina lança o álbum audiovisual 'Mexido'

O trabalho foi desenvolvido por músicos, cineastas e videoartistas convidados, entre eles Maurício Takara, Lara Jacoski, Edu Felistoque e Dellani Lima

09/06/2016 13:27


A banda belo-horizontina Constantina acaba de lançar seu 8º álbum, 'Mexido'. O trabalho foi desenvolvido por músicos, cineastas e videoartistas convidados, entre eles Maurício Takara, Lara Jacoski, Edu Felistoque e Dellani Lima, uma vez que a proposta é que seja um álbum audiovisual. Aliás, essa sempre foi a máxima dessa banda de rock instrumental que, ao longo de seus 13 anos de carreira, se pautou por pesquisa de imagens.

 

Agora a banda uniu sons e imagens de uma forma mais ampla e esse era um desejo antigo que concretizaram ao convidar parceiros para criar, de forma coletiva e colaborativa, o álbum. O grupo, atualmente formado pelos músicos André Veloso (baixo), Bruno Nunes (guitarrista), Daniel Nunes (bateria), Viquitor Burgos (clarone e eletrônicos) e Lucas Morais (trompete), convidou 14 parceiros, entre músicos, cineastas e videoartistas.

 

O projeto teve duas etapas. Os artistas André Thitcho, Chris Scullion, Jovem Palerosi, Patrícia Rocha, Maurício Takara e Tiago Macedo foram convidados a compor coletânea de novas 'canções' ao ouvir composições anteriores da banda. Assim como na troca que tiveram com os artistas sonoros, na primeira etapa, fizeram uma proposta para cineastas e videartistas parceiros para criarem um olhar sobre as músicas do álbum.

Leticia Marotta/Divulgação
(foto: Leticia Marotta/Divulgação)

Após alguns meses, Lara Jacoski, Cassiana Maranha, Taciano Valério, Edu Felistoque, Viquitor Burgos, Jáder Barreto Lima, Rafaella Pereira de Lima e Dellani Lima enviaram seus filmes. O processo de criação aconteceu via internet, pois grande parte dos convidados está em cidades, estados e até países diferentes. O processo de criação durou dois anos.

A partir da percepção de que música e imagem se misturam, o média metragem, de 42 minutos de duração, unindo os sete curtas, é convite a experiência sonora e visual.

 

As músicas podem ser baixadas gratuitamente pelo site www.constantinamusic.bandcamp.com/album/mexido

MAIS SOBRE MÚSICA