Pesquisa propõe nova forma de categorizar os estilos musicais por humores

A ideia é que as canções sejam separadas por sensações, sentimentos e estado de espírito do ouvindo e do artista

por Adriana Izel 27/08/2015 10:29

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Kleber/CB/D.A Press
(foto: Kleber/CB/D.A Press)
Thiaguinho, Luan Santana, Valesca Popozuda, Pablo, Beyoncé, Nicki Minaj e Usher. O que esses artistas têm em comum? À primeira vista pouca coisa, principalmente, se a análise estiver ligada ao gênero musical da forma proposta pela indústria da música. Teríamos pagode, sertanejo, funk, arrocha, pop, hip-hop e R&B. Mas para os analistas de tendências André Oliveira e Eduardo Biz todos eles fazem parte de uma mesma categoria intitulada de Malícia melódica.

Esse é o nome de um dos quatro moods criados pelos pesquisadores para redefinir a divisão entre os estilos musicais. O termo faz parte de um estudo feito pela dupla na agência BOX 1824, que analisa tendências de comportamento e inovação, e que no último dia 18 se tornou um programa de televisão no canal BIS, o 'Music trends'. “O estudo é focado em como as pessoas consomem música. Com a quantidade de artistas e estilos que se têm hoje é quase impossível classificar em apenas um gênero. As pessoas estão menos lineares e mais livres para consumir diferentes tipos de música”, explica André Oliveira.

O estudo analisou, com ajuda de especialistas, de jornalistas e do público nas ruas, novas formas de mapear as músicas, sem levar tanto em consideração o ritmo, mas as semelhanças em suas mensagens e no momento em que essas canções são preferidas para serem executadas pelos ouvintes. “Lembro-me de uma menina dizendo que estava curtindo uma ‘vibe’ meio tranquila, que falava um pouco de amor e também de dor de cotovelo. É possível encontrar essa sensação no pagode, no sertanejo, no pop e até no funk, por exemplo”, comenta o analista.

Estado de espírito

Ao todo, a pesquisa chegou a 20 humores da música, que foram divididos em quatro macromoods: Malícia melódica, Mass indie, Baile heavy e Dystopia. O primeiro reúne diferentes gêneros que estão falando de amor em suas músicas, tanto de forma mais sensual até ao estilo mais sofrido e desiludido. Seria uma playlist com faixas como 'Escreve aí' (Luan Santana), '7/11' (Beyoncé), 'Sonhar' (MC Gui) e 'Good kisser' (Usher).

Entenda os moods

O que é?
Mood foi o termo escolhido pelos pesquisadores para dividir os estilos musicais e substituir os tão conhecidos gêneros. A expressão é baseada na palavra em inglês, que quer dizer humores em tradução livre. A ideia é pensar nas sensações, nos sentimentos e no estado de espírito para classificar os tipos de música.

Malícia melódica: músicas que retratam os muitas nuantes do amor desde paixão, sexo, desilusão e sofrimento. Exemplo: Luan Santana, Beyoncé, Thiaguinho e MC Gui.

Mass indie: é uma reunião de referências da cultura jovem, com foco no que costuma ser chamado de música indie, que está no mercado paralelamente ao consumo da grande massa. Exemplo: Kings of Leon, Beirut, Silva e Lucas Santtana.

Heavy baile: reúne três movimentos grandes saídos da música de rua, de festas e do gueto, como hip-hop, música eletrônica e suas variações, a exemplo do trap e do funk. Exemplos: Kanye West, Tropkillaz, M.I.A e Calvin Harris.

Dystopia: um mapeamento que representa a reinvenção da música pop com ares novos e sombrios. Exemplos: Lorde, Adele, FKA Twigs, Björk e Florence and The Machine.

Music trends
Toda terça-feira, às 23h, no canal BIS.

MAIS SOBRE MÚSICA