Belo Horizonte sedia festival dedicado às trilhas sonoras

Evento vai contar com palestras e concertos sobre trilhas icônicas do cinema e da TV

por Ana Clara Brant 07/08/2015 10:52

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Karina de Souza/divulgação
Marcos Souza diz que a música dá novas dimensões à imagem (foto: Karina de Souza/divulgação)
Quem não tem o seu tema de filme, novela ou até mesmo de game favorito e nunca se emocionou ao ouvi-lo? O papel de uma trilha sonora e de seus criadores é tema de um evento inédito no país, realizado em BH. Com programação gratuita, o 1º Festival Musimagem oferece concertos, palestras e oficinas no CCBB.


“Sempre quis produzir um festival que não só unisse os compositores de audiovisual, mas mostrasse que a trilha sonora está no imaginário coletivo. Essas canções mexem muito com as pessoas, pois remetem a um filme, a um momento especial. Parece até que algumas chegam a sair da tela para ganhar vida própria”, comenta o compositor Marcos Souza, produtor executivo e um dos curadores do evento.

Serão três dias de atividades, que contarão com convidados mineiros, cariocas, paulistas e do espanhol Luis Ivars, presidente da Federación Europea de Compositores para Cine y Audiovisual. A agenda terá eventos destinados a especialistas e ao público. “Recebemos inscrições de profissionais de vários estados. O leigo vai curtir os concertos, que permitirão um passeio por trilhas de filmes, documentários e novelas”, lembra Souza. O repertório terá música de cinema ('Central do Brasil', 'A noviça rebelde', 'Psicose' e 'Cinema Paradiso') e da TV ('Saramandaia', 'Presença de Anita', 'Meu pedacinho de chão' e 'Salve Jorge'). Algumas trilhas foram compostas por Tim Rescala, outro curador do festival.

“Sem a música, a imagem muitas vezes perde a dimensão, a densidade e até o sentido. O nosso principal intuito é mostrar a força da música, colaborando não só com a imagem, mas com outras artes, e, sobretudo, ressaltar a importância do compositor na transmissão de ideias e histórias”, conclui Marcos Souza.

FESTIVAL MUSIMAGEM

Sexta
17h – Debate: Tecnologia, inovação na música e imagem. Com
Rafael Langoni e João Paulo Mendonça.
19h30 – Concerto. Com Tim Rescala, Marcos Souza, João Paulo Mendonça, Mário da Silva, Rafael Langoni, Felipe Radicetti, Victor Pozas e Alberto Rozemblit.

Sábado
17h – Debate: Trilha sonora na Europa. Com Luis Ivars (Espanha).
19h30 – Concerto. Orquestra Ouro Preto interpreta trilhas de 'O carteiro e o poeta', 'Cinema Paradiso' e 'Psicose'. Com Luis Ivars.

Domingo
17h – Debate: A trilha sonora no Brasil.
19h30 – Concerto. Orquestra Ouro Preto interpreta trilhas compostas por Antonio Pinto, Francisco Mário, Marcos Souza, Tim Rescala, João Paulo Mendonça, Zé Neto, Sergio Saraceni e Marcus Viana, entre outros.

MAIS SOBRE MÚSICA