Congado e shows gratuitos marcam Festejo do Tambor Mineiro em BH neste domingo

Bairro Prado recebe demonstrações de 12 guardas da tradição africana, além de apresentações musicais que incluem Sérgio Pererê e Maurício Tizumba

por Bossuet Alvim 17/08/2014 10:50

Tambor Mineiro/Divulgação
(foto: Tambor Mineiro/Divulgação)
O bairro Prado, na Região Oeste de Belo Horizonte, é palco da reunião de música, fé e tradição promovida pelo Festejo do Tambor Mineiro, que acontece neste domingo, 17, por dez horas seguidas. Mais uma vez, Maurício Tizumba organiza o espetáculo, agrupando doze guardas oriundas das irmandades do Rosário.

 

Conhecidos como "Guardas de Congado", os grupos representam diferentes áreas de Belo Horizonte, Região Metropolitana e do interior de Minas. A tradição de origem africana é mantida e repassada por gerações graças ao envolvimento religioso e cultural da população. "É a nossa cultura e é linda, rica e, sobretudo, de resistência", afirma Tizumba.

 

À tarde, a programação se estende com uma longa lista de shows, que incluem Pereira da Viola, Sérgio Pererê, Bloco Saúde, Tambor de Primeira e Bloco Tambor Mineiro, além do próprio Tizumba. Em sua 12ª edição, o Festejo do Tambor Mineiro continua aberto e com entrada franca, condicionada à doação de um quilo de alimento não-perecível.

 

FESTEJO DO TAMBOR MINEIRO

Neste domingo, 17 de agosto, das 10h às 20h. Rua Ituitaba, 399, Prado. Pela manhã, apresentação das 12 guardas de Congado. À tarde, shows com Maurício Tizumba, Sérgio Pererê e Pereira da Viola. Entrada: 1kg de alimento não perecível. Informações: www.festejo.art.br.

MAIS SOBRE MÚSICA