Disco 'Aparecida' destaca a riqueza da cultura afro-mineira e do congado

Lançamento do álbum acontece neste sábado (23), na Funarte

por Pedro Antunes/Estadão Conteúdo Estado de Minas 21/09/2017 20:03
“Este CD é fruto de um sonho antigo. Sempre quis levar o congado para dentro do estúdio. É uma forma de criar elos entre esse importante elemento da cultura popular e a experiência musical.” Assim Sérgio Pererê define o disco Aparecida, reinos negros, que ele produziu em parceria com Elias Gibran. O lançamento está marcado para sábado (23/9), na Funarte-MG.
Patrick Arley/divulgação
Jovem integrante da Irmandade Os Carolinos (foto: Patrick Arley/divulgação)

As 29 faixas trazem letras já consagradas pelos congadeiros e outras inéditas. O paraibano Chico César, os mineiros Pereira da Viola e Maurício Tizumba e a paulista Fabiana Cozza participaram do projeto. “Fizemos algumas canções para atrair os olhares de diferentes públicos. Chico, por exemplo, não é mineiro, mas é antenado na cultura popular. Já o Pereira da Viola traz as características do sertão, enquanto o Tizumba é de dentro do congado”, conta Pererê.

A última faixa, Rosário dos pretos, é um tributo às guardas de congado da capital e ao Bairro Aparecida, celeiro dessa tradição. “Nosso disco tem a missão de aproximar o público da cultura reinadeira que segue marcando a existência afro-mineira na periferia de BH”, explica Pererê. “Queremos criar um link com a juventude congadeira. Trazer a história para o hoje, mostrar que ela está mais viva do que nunca”, enfatiza.

Participam do disco a Guarda de Congo Feminina de Nossa Senhora do Rosário, Guarda de Moçambique e Congo de Nossa Senhora do Rosário e Sagrado Coração de Jesus – Irmandade Os Carilinos e Guarda de Moçambique do Divino Espírito Santo do Reino de São Benedito.

APARECIDA, REINOS NEGROS

Lançamento de disco e show de Sérgio Pererê. Funarte-MG, Rua Januária, 68, Centro, (31) 3213-3084. Sábado (23/9), às 19h. R$ 10 (preço único).

MAIS SOBRE MUSICA