Grupo Pelos faz duas apresentações neste fim de semana

Banda sobe ao palco do Cine Theatro Brasil Vallourec

por Walter Sebastião 31/01/2014 06:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Suelen Pessoa/Divulgação
(foto: Suelen Pessoa/Divulgação)
“O que fazemos é rock sedimentado nas guitarras, mas aberto à experimentação com a bossa, o jazz ou a eletrônica”, afirma Heberte Almeida, de 30 anos, falando sobre a banda mineira Pelos. E, para exemplificar, conta que no show que o grupo faz sábado e domingo, no Teatro de Câmara do Cine Theatro Brasil Vallourec, contará com participação especial de coro de crianças e naipe de metais. Acrescente-se teclados evocando pianos. Elementos, explica o vocalista e guitarrista, que garantem texturas à produção interessada na melodia.


O show do Pelos traz, basicamente, repertório de dois discos recentes: 'Olho do mundo' (2012) e 'Alegrias paliativas do leprosário' (2005). Composições como 'Em poucas palavras', 'Estragos sutis', 'Deputa madre blues', 'Supernova'. Eles aproveitam para lançar a música 'White roses in your hair' (que, até agora, só estava no DVD Um filme ensaio, com direção de Gabriel Martins, parceria com a Filmes de Plástico).

Que música é a cara da banda? “'1976'. Pulsante, com ritmo forte, riffs de guitarra e melodiosa. A pessoa ouve e sai cantando”, garante Heberte Almeida. Característica dos três últimos anos, ele conta, é o maior interesse pelo som pós-punk e o rock (“mais underground”) brasileiro dos anos 1980. O Legião Urbana é referência da mesma forma que os mineiros do Ultimo Número, banda de breve história mas muito respeitada. “Há afinidades pelo sentimento de descontentamento, mas não é só. Gostamos de guitarras altas, distorções, riffs, de alguma psicodelia”, acrescenta. Nas letras estão personagens, situações, sentimentos e vivências urbanas.

“Olho do mundo quer dizer ver as coisas cara a cara, inclusive a si mesmo. E com novo olhar e propondo novas considerações”, explica Heberte Almeida. O Pelos (ex-Pelos de Cachorro) surgiu em 1999, no Aglomerado da Serra, reunindo amigos que gostavam de rock. A atual formação (“que começou a ser desenhada em 2006”) reúne Heberte Almeida (vocal e guitarra), Robert Frank (vocal, guitarra e violão), Kim Gomes (vocal e guitarra), Mamão Mamed (bateria), Joymar Castro (baixo).

Fazendo balanço da vida de banda independente, Heberte Almeida afirma que não é simples, ainda mais quando a música é autoral. O complicado, aponta, é formar público, o que exige constante exposição na mídia além de farto material promocional. “O prazer é estar no palco tocando, dividir música e sentimentos com o público”, diz Heberte Almeida. Os discos da banda (o primeiro deles Memorial dos abismos, de 2008, inclusive) estão site www.pelos.art.br.

OLHO DO MUNDO
Show do grupo Pelos, sábado, às 21h, domingo, às 19h. Teatro de Câmara do Cine Theatro Brasil Vallourec, Rua dos Carijós, 258, Praça Sete. Informações: (31) 3222-5358. Ingressos: R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia-entrada).
 

MAIS SOBRE MÚSICA