Conservatório UFMG recebe homenagens a Ernesto Nazareth nesta segunda-feira

Evento comemora os 150 anos do nascimento do compositor. Professora Tânia Cançado dedica livro ao pianista carioca

por Fernanda Machado 18/11/2013 08:20

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

TV Brasil/Divulgação
Ernesto Nazareth ajudou a definir o padrão rítmico do país (foto: TV Brasil/Divulgação)
A pianista, pesquisadora e professora Tânia Cançado cumprirá dupla jornada nesta segunda-feira, no Conservatório UFMG, com show e lançamento do livro 'Pelos tangos de Nazareth – Da rítmica africana à syncope brasileira'. O evento integra a programação do projeto Pizindin – Choro no Palco e comemora os 150 anos de nascimento do carioca Ernesto Nazareth.

No livro, ela faz análise comparativa sobre a influência africana na formação dos ritmos populares das Américas no período colonial. Síntese de tese de doutorado defendida por ela na Universidade de Shenandoah, nos EUA, o estudo mostra a importância do compositor na sistematização desses ritmos que caracterizam hoje os padrões rítmicos da MPB.

 

O livro será vendido no local acompanhado pelo disco 'Tributo a Ernesto Nazareth', gravado por Tânia em 1984 e reeditado pelo selo Karmin. Tânia Cançado foi diretora da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais e responsável pela criação do Centro de Musicalização Infantil (CMI).

Choro no Palco
Show e lançamento do livro de Tânia Cançado. Segunda-feira, às 20h, no Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1.534, Centro). Ingressos: R$ 15 (inteira) e R$ 7 (meia-entrada), à venda a partir das 19h. Informações: (31) 3409-8300.

MAIS SOBRE MÚSICA