Principal concurso de DJs do mundo consolida EDM como estilo do momento

Imagem interativa mostra o que há por trás dos nomes que encabeçam a novidade

por Luiz Prisco 23/10/2013 10:51

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

O DJ holandês Hardwell, cujo verdadeiro nome é Robbert van de Corput, está no topo do mundo eletrônico. Ele foi coroado pela principal publicação do gênero: a DJ Mag, que anualmente promove uma eleição entre os leitores. Agora, ocupa o espaço que já foi de nomes como David Guetta, Armin Van Buuren e Tiësto. A vitória do dono do hit Spaceman também comprova a consolidação de um estilo músical conhecido como EDM (Eletronic Dance Music), que tem dominado as pistas de dança e os festivais do mundo todo.



Nos primórdios do mundo eletrônico, o EDM era uma espécie de conceito guarda-chuva, que juntava todos os estilos em um só. Porém, à medida em que DJs e produtores começaram a sair do cenário underground e a caírem nas graças da indústria fonográfica, o gênero foi ganhando uma cara própria e se tornando um importante nicho da cena eletrônica.

O DJ e colunista do portal especializado MonkeyBuzz, Pedro Ascar, analisa que a consolidação do estilo está intimamente ligada ao crescimento do mercado. "Assim como o pop foi feito para vender, ter suas músicas com estruturas e vocais fáceis e grudentos, o EDM veio para os fãs de música eletrônica de massa. Sem muitas camadas, texturas ou até conceito, é um estilo feito somente para dançar. É o que chamamos de música de festival", explica.


"Hardwell é o papa do EDM. Uma referência", afima o DJ e produtor brasiliense Raul Mendes. Segundo ele, o caminho construído pelo holandês abre espaço para uma série de outros produtores, como Nicky Romero, Steve Aoki, Afrojack, W&W;, Nervo e o duo Dimitri Vegas & Like Mike. "É a junção de elementos de proghouse com eletrohouse basicamente. E a dinâmica em si tem a finalidade de empolgar, botar a galera para pular", opina.

MAIS SOBRE MÚSICA