Madonna vai lançar filme sobre liberdade de expressão para download via torrent

Curta-metragem dirigido por Steven Klein, 'secretprojectrevolution' trata de intolerância e dá início a projeto que vai reunir expressões artísticas de internautas

por Bossuet Alvim 18/09/2013 15:18

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Steven Klein/Divulgação
Em curta-metragem de Steven Klein, Madonna usa armas e cenas de prisões para representar a luta pelo direito à liberdade de expressão; obra será liberada para download gratuito (foto: Steven Klein/Divulgação)
O curta-metragem 'secretprojectrevolution', dirigido pelo fotógrafo Steven Klein em parceria com Madonna, será disponibilizado oficialmente na próxima terça-feira, 24, através do BitTorrent, tecnologia de transferência "peer-to-peer" (p2p) bastante utilizada no compartilhamento de arquivos de música e vídeos pela internet. Estrelado pela popstar acompanha dos dançarinos de sua turnê 'MDNA', o filme é apresentado como parte de uma "iniciativa digital global" que pretende estimular a liberdade de expressão, abrindo caminhos para "responder, apontar e protestar contra perseguições ao redor do mundo", segundo anúncio oficial veiculado no site da cantora.

 

Veja fotos de 'secretprojectrevolution', obra de Madonna e Steven Klein

 

Antecipado em trechos que revelam elementos-chave como violência, armas e aprisionamento, 'secretprojectrevolution' surge como símbolo do projeto 'Art for Freedom', que pretende agrupar obras que enfatizem o valor da expressão livre, sejam elas em vídeo, música, poesia ou fotografia. "Minha intenção é demonstrar meu compromisso criativo para inspirar mudanças no mundo através da expressão artística", explica Madonna.

 

Depois do lançamento, qualquer internauta pode acrescentar sua colaboração autoral ao acervo da iniciativa, usando a mesma plataforma de torrent ou a tag #artforfreedom em redes sociais. "Espero que meu filme e outras colaborações do 'Art for Freedom' funcionem como um chamado para a ação, e deem às pessoas um espaço para expressarem suas próprias criações na luta contra a opressão, a intolerância e complacência", comentou a popstar.

 

O filme

O curta é filmado em preto e branco, uma constante no trabalho de Klein — a exemplo do clipe para a faixa 'Alejandro', de Lady Gaga. Nas partes já divulgadas, Madonna empunha diferentes armamentos, é subjugada e aprisionada. A jornada proposta na obra, segundo o diretor, "examina nossas prisões pessoais".

 

Steven Klein/Divulgação
Dançarinos da turnê 'MDNA', de 2012, integram elenco do filme experimental de Madonna e Klein (foto: Steven Klein/Divulgação)
Em 2004, Steven Klein e Madonna trabalharam juntos na videoinstalação 'X-STaTIC PRO=CeSS', que decompunha a imagem midiática da popstar em diferentes facetas, desde a aura aristocrática à representação do instinto bestial. No novo trabalho, as sequências do vídeo questionam "o que fazemos, como fazemos e o modo como tratamos aos outros", segundo o artista. Klein pretende fazer o público se perguntar sobre "nossos governos e nossos padrões coletivos de pensamento". Para ele, "o poder da arte pode conduzir à paz".

 

Via torrent

O lançamento oficial através do BitTorrent, uma das ferramentas mais usadas por internautas em busca de músicas e vídeos piratas, faz parte da estratégia de mercado da empresa, que pretende assumir o papel de "novo formato de mídia", de acordo com o comunicado oficial do projeto. Planejado para "comportar qualquer tipo de arquivo, em qualquer tamanho", o p2p quer ser enxergado como um espaço "para encorajar e fortalecer a livre expressão".

 

Assista trailer do curta 'secretprojectrevolution', de Madonna e Steven Klein:

 



MAIS SOBRE MÚSICA