Lady Gaga adere ao método de Marina Abramovic para ampliar sua capacidade de performance

Cantora pop colabora com artista sérvia, que deve se apresentar no lançamento do disco 'ARTPOP'

por Bossuet Alvim 08/08/2013 19:57

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Vimeo/Reprodução
Durante as práticas do método, popstar fica nua e se dedica à meditação (foto: Vimeo/Reprodução)
Prestes a entrar na longa jornada de divulgação do álbum 'ARTPOP', Lady Gaga aproveitou as práticas do 'Método Abramovic' para expandir a percepção sobre suas capacidades físicas e mentais em relação ao trabalho artístico. Na última quarta-feira, 7, a cantora divulgou um vídeo em que aparece nua, reproduzindo os exercícios propostos pela performance original.

 

A peça faz parte da estratégia de divulgação do disco, que chega às lojas em 11 de novembro, antecedido pela faixa 'Applause', que será divulgada em 19 de agosto. A própria Marina Abramovic está entre os artistas que devem se apresentar durante a festa de lançamento do álbum.

 

O método
A artista sérvia Marina Abramovic criou o método que leva seu nome a partir da série de workshops 'Cleaning the house' ("Limpando a casa"), em que apresentava a estudantes as práticas com que costuma se preparar para a realização de performances.

 

Pioneira na modalidade artística, com trabalhos na área que remontam à década de 1970, ela compilou exercícios simples baseados nas experiências humanas, como beber água, sentir o contato de objetos com a pele ou adormecer. A intenção, segundo ela, é reconectar os indivíduos às energias essenciais.

 

Marina Abramovic Institute/Divulgação
Marina Abramovic, ao centro, ensina prática do caminhar lento durante workshop (foto: Marina Abramovic Institute/Divulgação)
"É um sumário de todo o conhecimento que acumulei em quarenta anos de trabalho", explica Marina no vídeo de apresentação do projeto. Ao fim da sequência de diferentes sensações, a performer pretende levar o público "ao ponto em que consigam experimentar por eles mesmos" quando defrontados às expressões de arte.

 

Aos 66 anos, a artista trabalha agora pela fundação de um instituto que leva seu nome. Sediada em Nova York, a entidade vai abrigar instalações como as necessárias para a execução do 'Método Abramovic'. No projeto virtual, os exercícios devem ser executados em seis câmaras com diferentes estruturas, entre as quais estão camas flutuantes em campos magnéticos e um ambiente de meditação cercado por cristais.

 

O Instituto Marina Abramovic só abre as portas em 2015, mas através do site oficial é possível saber mais sobre a fundação e o método.

 

Veja o vídeo de Lady Gaga com Marina Abramovic:

 



MAIS SOBRE MÚSICA