Bandas e artistas fazem novas leituras de canções de álbuns do The Who e Deep Purple

Projetos reúnem nomes como Iggy Pop e Carlos Santana e grupos como o Iron Maiden

por Daniel Seabra 03/10/2012 10:48

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Gualter Naves/Divulgação - 12/10/11
O Deep Purple durante apresentação em Belo Horizonte, no ano passado (foto: Gualter Naves/Divulgação - 12/10/11)
Duas das maiores bandas do rock inglês, The Who e o Deep Purple, acabam de ganhar discos feitos por outros grandes nomes do heavy metal e do hard rock mundial, com regravações de alguns de seus clássicos. No caso do Purple, o disco foi batizado como Re-Machined, e conta com nomes de peso interpretando as canções do álbum Machine head (1972).
No disco estão alguns dos grandes clássicos da banda, que não ficam de fora dos shows do Purple até hoje. Como ocorreu em outubro do ano passado, quando, mais uma vez, aterrissaram em Belo Horizonte, no palco do Chevrolet Hall. A formação atual conta com Ian Gillan (vocal), Steve Morse (guitarra), Roger Glover (baixo), Ian Paice (bateria) e Don Airey (teclado).
O tributo, ainda sem previsão de lançamento no Brasil, é uma homenagem ao tecladista Jon Lord, morto em julho em decorrência de um câncer. Mostrando a importância do Deep Purple, no disco estão duas versões de um verdadeiro hino, Smoke on the water, uma interpretada pela banda The Flaming Lips e outra por ninguém menos que Carlos Santana. Outra que aparece em versão dupla é Highway star, com a superbanda Chickenfoot e com um ajuntamento tendo o ex-vocalista e baixista do Purple Glenn Hughes ao lado de Seteve Vai (guitarra), Chad Smith (baterista do Red Hot Chili Peppers) e Lachlan Doley (teclado).
Uma raridade é a canção When a blind man cries, que chegou a ser gravada na mesma época do disco, mas acabou não sendo incluída e foi lançada como lado B do single Never before. No tributo, ela é interpretada pelo Metallica. E o grande nome do metal mundial, o Iron Maiden, não poderia ficar de fora. A Donzela de Ferro manda Space trucking.
EM GRUPO Esta semana, chega às lojas Who are you: an all star tribute to The Who, com vários nomes de peso prestando seu tributo ao The Who, outra referência do rock inglês. Os dois únicos remanescentes da banda, o vocalista Roger Daltrey e o guitarrista Pete Townshend, de 67 e 66 anos, respectivamente, seguem a todo vapor, tanto em suas carreiras solo quanto com o grupo. O baterista Keith Moon morreu em 1979, aos 32 anos, e o baixista John Entwistle, em 2002, aos 57. A última grande aparição da banda foi na festa de encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres, em julho.
Para o tributo, foram recrutados integrantes de grandes bandas da música mundial, como John Wetton, ex-baixista e vocalista do Asia; K. K. Downing, ex-guitarrista do Judas Priest; Derek Sherinian, tecladista do Dream Theater; Joe Elliot, vocalista do Def Leppard; Rick Wakeman, ex-tecladista do Yes; Huw Lloyd-Langton, ex-guitarrista do Hawkwind; Carmine Appice, baterista do Vanilla Fudge; Ginger Baker, ex-baterista do Cream; Peter Banks, guitarrista do Yes, além de nomes como Iggy Pop e Sweet.
No disco, clássicos e mais clássicos, como The kids are alright, com The Raveonettes; Won't get fooled again, com Sweet; Pinball wizard, com Terry Reid, Mike Pinera (Blues Image) e Brad Gillis (Night Ranger); e, claro, My generation, a cargo  de Knox (The Vibrators), Dave Davies (The Kinks) e Rat Scabies (The Damned).


MAIS SOBRE MÚSICA