Quermesse da Mary: porta aberta para gente fina, elegante e sincera

Edição de Natal do encontro promovido pela designer Mary Arantes convida para deixar a energia boa fluir, em ventos de renovação. Afinal, o momento pede alma

Estado de Minas 03/12/2021 11:00
Divulgação
Mary Design (foto: Divulgação)

Um sopro de leveza em um mundo tumultuado. A vida é assim - como de Guimarães, aperta, afrouxa, esquenta, esfria, sossega e desinquieta. Entre o mar revolto e a calmaria, balança ali por dias de sol, de lua no céu, e adentro em tempestades. Esse é um instante que pede paz, a esperança urge, o amor socorre. E a felicidade finalmente reaproxima.

No próximo encontro que a designer Mary Arantes promove em sua casa na Serra, em BH, para a edição de Natal, a 17ª Quermesse, só energia boa paira no ar. Na seleção dos expositores que se reuném no evento entre esta sexta-feira (3/12) e domingo (5/12), diversidade para lembrar que, com esmero e trabalho suado, é uma chance para sonhar. Tudo sob a batuta da criadora da marca Mary Design, que carrega pela estrada anos de dedicação, para oferecer de peito aberto o abraço a todo mundo que bate à porta por lá.

Divulgação
Alle Studio e Aluízio Figueiredo (foto: Divulgação)

Para deixar o lar com atmosfera revigorada, o público encontra artigos de beleza singular na produção de Aluízio Figueiredo. Quem quer aproveitar a oportunidade para repaginar os ambientes e harmonizá-los com o clima agradável da temporada natalina, e para virar o ano entre boas vibrações, já tem o endereço certo e pode deixar a brisa da transformação entrar pela janela - é só ir à banca do artista plástico, conhecido pela delicadeza de suas criações.

Fincada na crença de que o sonho não pode estacionar, a convidada é a mestra do bordado Cyra Lobo, influência das linhas e agulhas. Muitos seguem sua trilha, o estilo Cyra de ser, sem se dar conta de que foi ela a inventora de uma nova estética para o bordar.

Do caldeirão da cerâmica, emergem Léa Diegues, da Léa Cerâmica, com seu conceito limpo e uma cartela de cores frescas, reverência aos macarrons, e Vânia Cunha, da Cerâmica Jasmin Manga. Ela mostra miniaturas de yogues, fotógrafos e outras profissões, pontuando o quanto o trabalho da etiqueta embute energia e espiritualidade.

Divulgação
Amê Mini e Ateliê Nó (foto: Divulgação)

Divulgação
Be.nato e Calme (foto: Divulgação)

Terrários permitem observar fenômenos interessantes da natureza, já que funcionam como um modelo da Terra. Neles se encontram os fatores ambientais que geram a vida: luz, água, terra, oxigênio, gás carbônico. Minijardins de cactos e suculentas recriam paisagens de regiões áridas e desérticas. É o ponto de partida do trabalho da Jardim na Palma da Mão. São composições de tamanhos, formatos e propostas variadas, sempre com plantas naturais, e que podem se transformar em lindos cenários em miniatura.

Do Rio de Janeiro, chegam O Belo no Papel e a Zsolt, a primeira marca com jogos americanos, bags e cadernos, em que a estampa, a cor e a estética tropical falam pelo produto. A segunda, roupas que carregam no DNA o significado de malha diferenciada, opção certa para quem quer usar modelagens amplas, com estilo e conforto.

Na trilha dos cheiros e aromas, a Be.nato Biocosméticos, mais do que nunca, promove a autoconsciência e o autocuidado com o corpo: atitude de essência. Afinal, para cada estação, existe um cuidar. Cosméticos tecnológicos, efetivos, naturais e, principalmente, saudáveis para quem utiliza e para o mundo, que exploram a riqueza da flora. São ativos e ingredientes que cuidam da pele e dos cabelos, entendendo a sustentabilidade como busca contínua.

Divulgação
Dolce Frutteto e Café Reserva da Serra (foto: Divulgação)

Com velas aromáticas, os bons ares da Calme trazem ensinamentos para criar rituais particulares, como ler um livro, ou tomar banho. Criada por Cecília Souza, a etiqueta é uma das que surgiram em meio à pandemia, a partir da descoberta de que o tipo de vida que se levava até então já não valia mais à pena.

A Estúdio Veste é uma marca mineira, que tem sua criação voltada para a casa, enaltecendo o fazer das coisas simples e cotidianas. Em novas roupagens para o queijo mineiro, pensa em aventais e jogos para mesa, que muitas vezes são feitos com tecidos parados nas prateleiras de armarinhos. Presença confirmada na Quermesse.

Divulgação
Cerâmica Jasmim Manga e Léa Cerâmica (foto: Divulgação)

Divulgação
Camila Fontes e Mimo di Latte (foto: Divulgação)

De rabiscos na beirada de cadernos, o desenho floresceu e amadureceu junto com Júlia Fontes, para brotar um traço próprio e cheio de personalidade. Um fazer vivo e pulsante que espelha sua vida interior, em conexão com o lúdico, a alegria de viver e a espontaneidade. No propósito de espalhar cores e imagens vibrantes para o existir, o trabalho com almofadas, lenços, porcelanas, encadernações, mantas, tricô e cangas, que leva para a Quermesse, sustenta significados e símbolos, percebendo o afeto e as raízes de Júlia como bandeira.

Mão na terra


Para fortalecer a cadeia da agricultura urbana, todo empenho da Fábrica de Hortas está dentro dos princípios agroecológicos e embasado em três pilares: o econômico, o social e o ambiental. É um negócio de impacto social que possibilita a realização do desejo de ter uma horta em casa, viabilizando a produção do alimento próprio, livre de agrotóxicos.

Divulgação
Jardim na Palma da Mão e Kok Nature (foto: Divulgação)

Gaby Aragão apresenta a coleção Sinta-se , referências às colagens da mãe. Em cantigas floridas que alegram e trazem esperança, ela apresenta monstrinhos feitos de materiais reutilizados, retalhos de tecidos, pedaços de fantasias. Nascidos à mão, ao léu, com as mãos agradecendo aos céus, as belezuras enfeitam a vida, a casa, o dia, a noite. Monstrinhos para compartilhar, para dar, doar, para ser amigo de todos.

Com a vibração das cores vivas, a Kanssei entra com seu convite para relaxar. Com pijamas, kimonos, robes e cuecas, desta vez o chamamento é para se jogar e desfrutar. A Kok Nature aparece com suas encantadoras kokedamas, um percurso pela antiga técnica japonesa em que as plantas são cultivadas em bolas de musgos. Jardins suspensos que preenchem de encanto qualquer espaço, e fáceis de cuidar.

Divulgação
Cyra Lobo e Denise Rodrigues (foto: Divulgação)

Na produção do carpinteiro autodidata José Cabral, troncos de árvores caídas, galhos, resíduos de madeira de lei, como pau d'arco, ipê roxinho, e outros materiais que a natureza deixa à mão, viram colheres, gamelas, colares e tábuas. Tudo confeccionado a partir de madeira bruta, reaproveitada. Todo processo de criação, desde a coleta de galhos e troncos de árvores mortas, até o acabamento final, são feitos de forma artesanal.

Tem gente nova na praça

Se tem coisa que a Quermesse ama fazer é batizar novos produtores no território de Mary - dos 35 expositores, 11 estreiam no evento. De São Paulo, o Ateliê Nó é uma das novidades, apresentada pela mineira de coração, e paulistana por escolha, a designer Ana Carolina Carvalho. Com seus acessórios autorais, modernos e criativos, ela traz a certeza do potencial do design manual como alma. Assim, a produção tem em essência a autenticidade do fazer à mão, que torna a linha da criadora tão única e especial.

Divulgação
Estúdio Veste e Kanssei (foto: Divulgação)

Outra novata é Denise Rodrigues com suas esculturas de santos e entidades, um elaborado trabalho feito
em contas e arame de alumínio. O artista e designer Márcio Lambert, também na lista das novidades da Quermesse, reproduz no licuri as texturas e cores das espadas de São Jorge. O resultado são pinturas e esculturas repletas de força, proteção e permanência.

Para fincar o pé e receber

São tapetes ou painéis? Na Madame Frufru, os itens em tapeçaria têm referências da arte, da moda e do colorido do mundo, passeando entre a parede e o chão. É de Míria Tomé a autoria da etiqueta. Paisagens naturais, marcos arquitetônicos, praças, teatros e calçadas, entre outras referências, dão o mote para a composição dos tapetes.

Divulgação
Márcio Lambert e Fábrica de Hortas (foto: Divulgação)

A designer Gabriela Silva descobriu na incapacidade de se especializar em qualquer coisa, um gosto e um talento para lidar com o design de uma forma mais ampla. Nutre um carinho especial por projetos de produção gráfica e design de produtos. Aparece na Quermesse com a potência criativa que lhe é peculiar.

Pérolas do fundo do mar

É também com prazer que Mary Arantes recebe a novíssima Alle Studio, marca de bolsas e sandálias de Marina Lerbach. Ela aparece trazendo na bagagem a experiência como sócia da Nuu Shoes. O bazar das bijus Mary Design, como em outras edições, continua a marcar presença, recheado de novidades.

Júnea Fontenelle é a joalheira convidada. Entra na Quermesse com as coleções Mergulho e Contrastes . Na primeira, a designer representa esculturalmente alguns seres que vivem no meio marinho. Formas de corais e algas são inspirações. A ideia é trazer à tona o que não é revelado à primeira vista, o que está nas profundezas - um mergulho para desvendar surpresas e formas inusitadas.

Já a inédita coleção Contrastes foi desenvolvida com gemas. Delicados fios de prata polidos fazem combinação com pedras em sua forma bruta, e revelam o contraste entre o bruto e o elaborado. Júnea busca a delicadeza, o conceito e o olhar atento à produção das suas joias, a maioria esculpidas à mão por ela própria, característica que se lê em uma joia orgânica e fluida.

Divulgação
Gabriela Silva e Gaby de Aragão (foto: Divulgação)

Com a essência do design feito em Minas, Nana Valle exibe artigos de decoração e para presentear: são descansos, joias de mesa, porta guardanapos, sousplats, tábuas e objetos diversos. O propósito maior é experimentar o estar à mesa, construindo momentos cotidianos que carregam memórias afetivas, uma riqueza criativa para compartilhar.

Garotada


Com roupas infantis atemporais, amigas da natureza, sapatinhos e brinquedos de madeira, a encantadora marca de produtos para crianças Âme Mini oferece artigos para celebrar, batizar, se divertir e presentear.

Pegada solidária

Como é de praxe, Mary abre espaço para que alguns projetos sociais divulguem sua produção, a fim de arrecadar recursos para suas causas. Desta vez, o projeto contemplado é o Ubuntu Nation, situado no Malawi e integrante do Fraternidade Sem Fronteiras, capitaneado pela jornalista e voluntária Patrícia Espírito Santo.

Divulgação
Júlia Fontes e Júnea Fontenelle (foto: Divulgação)

Tábuas em madeiras de reaproveitamento, com veios aparentes, jogos americanos prensados nos tecidos africanos (capulana), desenvolvidos por Rogério Lima para esta instituição, e roupas confeccionadas pela própria Patrícia, estão na Quermesse com toda renda revertida para a causa.

Doçuras e gostosuras


E tem café no terreiro. Para homenagear a bebida mais complexa e apaixonante do mundo, chega o Café Reserva da Serra, trazendo na mala um café especial, 100% arábica, produzido em região tradicionalmente cafeicultora, no município de Campos Gerais. Por sua vez, a chocolateria de Camila Fontes reforça que momentos especiais não podem passar desapercebidos. Suas doçuras conectam pessoas com o gostinho doce do afeto.

Divulgação
Madê e Madame Frufru (foto: Divulgação)

Divulgação
Nana Valle e O Belo no Papel (foto: Divulgação)

Para adoçar mais ainda a Quermesse, vem a Dolce Frutetto com sua alquimia de sabores, guardados nas geleias em combinações que vão além da imaginação. Um convite para a vida mais "dolce" a cada colherada. A Mimo Di Latte aplica a técnica de gelatos italianos para, além dos clássicos, criar leituras inusitadas que resgatam a afetividade a cada mordida. A marca realiza uma escolha criteriosa de ingredientes e todos os gelatos são feitos a partir de um critério criativo-intuitivo. Frescor para a Quermesse.

Delícias do leite

Divulgação
Queijo Canastra Marisa e Raquel Fonseca (foto: Divulgação)

Seja em uma invernada com o gado pelas pastagens por vários dias, na lida do arado e do semear na plantação de milho, ou o dedo de prosa regado a café e pedaços de queijo curado. O que nunca falta na região do queijo da Canastra é um companheiro para as horas boas de tanta fartura, ou o ombro amigo nos momentos de dificuldade. É o que a queijaria Queijo Canastra Marisa traz para o encontro com Mary Arantes: as delícias da roça, o queijo canastra, uma ode ao leite.

A cozinheira Raquel Fonseca, com suas surpresas culinárias, faz reluzir a Quermesse com fritadas, couscous, risonis, quiches, molhos, e outras receitas especiais. Com o cardápio celebrado de pizzas, empanadas, sanduíches, saladas, carnes argentinas e vinhos, a Pizza Sur é outra integrante do evento que reforça o chamado à mesa.

Divulgação
Ubuntu Nation e Zsolt (foto: Divulgação)

Entre queijos, frutas secas, cerejas, tâmaras israelenses, damasco turco, nozes, castanha de caju, antepastos gourmet e outros ingredientes especiais, a Sabor com Amor homenageia combinações que brotam dos favos de mel. Comida artesanal e saudável para desfrutar. E por balas e caramelos, a especialista em doces artesanais, Vanessa Miarelli, recheia a Quermesse de sabores irresistíveis.

Divulgação
Pizza Sur e Sabor com Amor (foto: Divulgação)

A menina

A pequena que corria descalça, brincava de bonecas e não imaginava como seria morar em uma cidade grande, desde cedo vivia curiosa e atenta. A percepção da produção popular, do artesanato e da cultura indígena, esteve sempre intensa em seu imaginário. Do pai alfaiate, ela lembra da convivência com os tecidos, a costura, o bordado, a linha e a agulha. Não sabia, mas era essa experiência que lhe daria uma profissão, depois que chegou a Belo Horizonte aos 12 anos, saída do Vale do Jequitinhonha.

Passadas décadas, o trabalho com design virou sobrenome e o percurso na moda mostra uma carreira com caminhos diversificados, em um rico passeio pelo que essa área possibilita por diferentes vertentes. Afinal, o jeito de se vestir foi o que primeiro lhe pareceu uma maneira de se destacar dos demais, criando um estilo peculiar.

"O começo no interior marcou a minha história. Tudo o que eu sei e o que eu faço aprendi lá. Vim de um lugar extremamente pobre, não tinha livros para ler, mas tinha personagens extremamente ricos à minha volta, como a mulher que trabalhava o barro, o homem que preparava a festa de São João. Tinha ainda as feiras populares, os burrinhos, as frutas. Tudo isso virou a minha cartela de cor, as minhas referências", rememora Mary Arantes. Com mais de três décadas de atuação no setor, ela já se tornou um dos maiores nomes da moda em Minas Gerais, no Brasil, e com reconhecimento também no exterior.

Divulgação
Vanessa Miarelli (foto: Divulgação)

Mary Arantes diz que encara a moda como uma forma de ter autoestima, e não se enquadra em padrões. "É como se eu fosse contra uma corrente, que acha que moda é glamour, passarela, ser magra. Eu gosto mais da moda comportamento, que tem um pouco de dor, muito trabalho, que não é só beleza. É emoção, é memória. Quando entrei nesse mundo, pus na cabeça que a Mary Design é uma coisa e a Mary Arantes é outra. Existe uma faixa no chão. Quando eu a atravesso, vou lá, experimento e volto para trás da faixa, que me coloca no lugar. Sou igual e vou morrer igual a todo mundo", finaliza.

A casa aberta

Então, é só chegar que a casa está pronta, ali dentro, de coração para coração. Tudo junto, sempre perto, na palma da mão.

Participam da Quermesse:

Casa e Design:


Aluízio Casa - @aluiziocasa

Cyra Lobo - @cyralobo

Denise Rodrigues - @deniserodrigues_arteemarame

Estúdio Veste - @estudioveste

Gaby de Aragão - @gabi_de_aragao

Gabriela Silva - @agabrielasilva

Julia Fontes - @julia_fontes

Madame Frufru - @madame_frufru_

Nana Valle - @nana_valle

O Belo no Papel - @obelonopapel

Acessórios:

Alle Studio - @_allestudio

Ateliê Nó - @atelienodesign

Júnea Fontenelle - @junea_fontenelle

Mary Design Bazar - @mary_design

Cerâmica:

Cerâmica Jasmim Manga - @ceramicajasmimmanga

Léa Cerâmica - @leaceramica

Cheiros e aromas:

Be.nato - @be.nato

Calme - @calmvelasearomas

Vestir:

Âme Mini - @ame_mini

Kanssei - @kanssei

Zsolt - @zsolt_oficial

Madeira:

Madê - @made.artesanal

Fábrica de Hortas - @fabricadefortas

Jardim na Palma da Mão - @jardimnapalmadamao

Kok Nature - @kok_nature

Márcio Lambert - @lambertmarcio

Comes e bebes:

Café Reserva da Serra - @cafereservadaserra

Camila Fontes - @camilafontesdoces

Dolce Frutteto - @dolcefrutteto

Mimo di Latte - @mimodilatte

Pizza Sur BH - @pizza.sur

Queijo Canastra Marisa - @queijocanastra_marisa

Raquel Fonseca - @quelsfonseca

Sabor com Amor - @saborcomamorbh

Vanessa Miarelli - @vanessamiarelli

­Projeto Solidário Convidado

Ubuntu Nation - @fraternidadesemfronteiras

17ª Quermesse da Mary - Edição de Natal
De 3 a 5 de dezembro
Sexta, de 10h às 19h, sábado, de 10h às 19h, domingo de 10h às 17h
Rua Ivaí, 25 - Serra - Belo Horizonte