Karl Lagerfeld, ícone da moda mundial, morre aos 85 anos, em Paris; comunidade fashion está em luto

Designer da Chanel e da Fendi estava hospitalizado e não participou do último desfile da marca, há um mês, por 'cansaço'

por AFP Laura Valente 19/02/2019 09:03
Patrick Kovarick/AFP
(foto: Patrick Kovarick/AFP)
Na manhã desta terça-feira (19), a Chanel anunciou a morte do designer Karl Lagerfeld, que trabalhou 36 anos na marca mais famosa do mundo. O kaiser da moda, como ficou conhecido por criar coleções de sucesso apresentadas em desfiles monumentais, estava com 85 anos e havia sido internado em um hospital de Paris, de acordo com a revista Purepeople.
A causa da morte não foi anunciada. 
Especulações sobre a saúde do criador estavam sendo levantadas desde o último desfile de alta-costura da maison, em janeiro, ao qual o criador não apareceu, como vinha sendo praxe desde a estreia na marca. Na ocasião, a grife justificou a ausência, alegando que Lagerfeld estava se sentindo "cansado".
 

Repercussão 

O presidente do grupo LVMH, Bernard Arnault, disse estar "profundamente entristecido com a morte seu querido amigo".
Com seus cabelos brancos sempre presos em um rabo de cavalo, os eternos óculos escuros, os colarinhos altos, as luvas e a forma típica de falar, o "Kaiser" tinha um estilo reconhecido no mundo todo.
Atualmente, Lagerfeld dirigia três marcas (Chanel, Fendi e sua grife de mesmo nome), mas seu nome estará para sempre ligado à Chanel, cujo códigos mudou constantemente, reinventando clássicos como os ternos de tweed e bolsas acolchoadas.
Sempre sintonizado com os novos tempos, ele organizou desfiles com encenações surpreendentes e espetaculares, em supermercados, galerias de arte ou na rua, sempre obtendo muito sucesso nas redes sociais. 
 

Vida pré-sucesso 

Nascido em Hamburgo, Lagerfeld sempre manteve uma aura de mistério em torno de sua data de nascimento. Vários jornais alemães, baseados em documentos oficiais, afirmam que ele nasceu em 10 de setembro de 1933. 
Ele afirmou ter nascido em 1935, em uma entrevista à revista francesa Paris-Match em 2013, quando revelou que sua mãe havia mudado a data de seu nascimento. 
Ele teve uma infância feliz, mas monótona em uma área remota da área rural alemã durante o nazismo, com um pai industrial sempre viajando e a mãe de personalidade forte, grande leitora, mas pouco afetuosa, que, no entanto, incutiu no filho a paixão pela moda. 
O pequeno Karl desenhava roupas enquanto sonhava com Paris, onde chegou na adolescência. 
 

Ausência 

No último desfile da maison Chanel, o estilista não desfilou pela passarela, como de costume, para cumprimentar o público sob a abóbada envidraçada do Grand Palais. Em seu lugar, sua diretora de estúdio, Virginie Viard, o fez.
Anne-Christine Poujoulat
(foto: Anne-Christine Poujoulat)
 
Embora um funcionário tenha anunciado que Lagerfeld participaria do segundo desfile, que acontece logo após o primeiro, uma porta-voz da Chanel informou que o estilista de origem alemã também não esteve presente. "Lagerfeld, que se sentiu cansado, pediu a Virginie Viard (...) para representá-lo e cumprimentar os convidados", informou a empresa em um comunicado. "Viard, como diretora do estúdio de criação, e Eric Pfrunder, como diretor da imagem da Chanel, continuam a acompanhá-lo e garantindo o acompanhamento das coleções e campanhas da marca", acrescentou a nota, sem, no entanto, falar sobre problemas de saúde.
Para o desfile de primavera-verão 2019/2020, a Chanel recriou uma impressionante mansão com jardim e piscina, dentro do Grand Palais.
Inspirada no século 18, a coleção é marcada por um estilo retrô e cores pastel. Ninguém poderia imaginar que seria a última sob seu comando.