Final de semana em BH promete: tem quermesse, bazar e encontro retrô em Santa Tereza

Confira as dicas dos eventos de moda, decoração e arte que vão agitar a capital mineira. Uma boa dica para quem deseja comprar o presente para o Dia das Mães

por Carlos Altman 04/05/2018 11:56
Quermesse da Mary/Divulgação
Esculturas do artista capixaba Renan Florindo (foto: Quermesse da Mary/Divulgação)
Amanhã e domingo acontece a oitava edição da Quermesse da Mary. Buscando inovar a cada edição, Mary Arantes traz, para o dia das Mães, uma seleção de 60 expositores, dentre os quais, 40 participam pela primeira vez do evento. Uma curadoria afetiva de talentos de diferentes gerações, da moda, gastronomia, arte, design e decoração.

Expandindo fronteiras, a Quermesse recebe, pela primeira vez, expositores de outras cidades mineiras: Francisco Oliveira, vem de Divinópolis com mobiliários e objetos de decoração que trazem memória e cultural local. Stella Guimarães, bordadeira de mão cheia, com experiência em grandes marcas nacionais, vem de Itabira com verdadeiras obras de arte, repletas de poesia. De origem mineira, mas com base em São Paulo, participam também Prattaria, com porcelanas decorativas e utilitárias pintadas a mão, e Cusinier, com utensílios que complementam a experiência da cozinha.
Quermesse da Mary/Divulgação
Bordados da Stella Guimarães (foto: Quermesse da Mary/Divulgação)
 
A calçada do evento, será tomada por antiguidades. "Já que nosso público ama antiguidades, e queremos agradar a todos os tipos de mães, faremos na calçada uma coletânea de pequenos objetos antigos, aBric-a-Brac da Quermesse". Explica Mary.
 
Quermesse da Mary/Divulgação
Calçados da Tatiana Marques (foto: Quermesse da Mary/Divulgação)
Marca de mãe e filha, a Liana Atelier participa com parte do seu acervo com descontos que vão de 20 a 40%. Para completar o time de roupas e acessórios, calçados Tatiana Marques, lenços de Julia Bianchi, joias Cátia Magalhães, Alvim Joias, acessórios Fernanda Torquett, e muito mais.
Quermesse da Mary/Divulgação
Pássaros do artista Marcelo Bittencourt (foto: Quermesse da Mary/Divulgação)
Quermesse da Mary/Divulgação
Luminária do designer Francisco Oliveira (foto: Quermesse da Mary/Divulgação)
 
Elisa Atheniense/Divulgação
Elisa Atheniense participa do evento (foto: Elisa Atheniense/Divulgação)
 
E como não poderia faltar, no Quintal da Quermesse, um espaço de convivência, trocas conversas e, é claro, de boas comidas e bebidas. "A ideia de ter uma mesa de convivência nesse espaço, é criar um ambiente mais aconchegante para esperar, para conversar e, para que produtos, bebidas e comidas sejam apreciados e degustados com tempo”. Uma das novidades no espaço é a Aikka Empório. Parceria dachef Karen Piroli (ex-sócia Bouquet Garni) e da nutricionista Daniele Adjuto, a Aikka traz uma linha de produtos livres de conservantes ou aditivos químicos, como kombucha, leites vegetais, sucos, sopas. E como variedade de comida nunca é demais, são opções para todos os gostos: Pizza Koctus, doces sem glúten da Neóla, queijos curados e iguarias da roça da Bitaca da Leste, massas artesanais da Pasta Rossi, compotas e geléias da Dilis, são apenas algumas das atrações.
 
Quermesse da Mary/Divulgação
Saborosos sucos do Aikka Empório (foto: Quermesse da Mary/Divulgação)

 Sobre Mary Arantes
Quermesse da Mary/Divulgação
Trabalho sem igual da Prattaria (foto: Quermesse da Mary/Divulgação)
  
Mary Arantes é artista nata, tocada pela emoção e pela diversidade da vida, é uma fonte inesgotável de ideias. Designer de bijuterias, ao longo dos 36 anos à frente da Mary Design, sempre buscou a valorização de produtores e artesãos locais, experiência essa que se estendeu para a promoção, curadoria e organização do Bazarte (evento que, por 14 anos, fez parte da agenda cultural da cidade). Recentemente, após fechar a Mary Design, Mary tem se dedicado à Quermesse da Mary, evento onde reúne talentos da moda, gastronomia e design de diferentes gerações e a outros projetos especiais, como consultorias e desenvolvimento de bijouterias exclusivas para lojas, noivas e casamentos.
 
 A lista completa dos participantes e seus trabalhos pode ser conhecida através dos canais da Quermesse da Mary no instagram e do facebook 
 
QUERMESSE DA MARY
Sábado, 10 às 20h
domingo, 10 às 17h
Rua Ivaí, 25, Serra/BH
Instagram: @quermessedamary
Facebook: /quermessedamary
mary@marydesign.com.br
quermessedamary@gmail.com
31-992139878
 
 

Bazar Dia das Mães

Carlos Altman/EM
Quadros em metal do artista Aluízio Figueiredo (foto: Carlos Altman/EM)
Pensando em homenagear as mães, a loja Aluízio Casa, em Santa Tereza promove neste final de semana o Bazar Querida Mãezinha. O artista plástico Aluízio Figueiredo reuniu um grupo de artistas e designers com o propósito de desenvolver uma linha de presentes especiais para o Dia das Mães. Participam da mostra o artista mineiro, que há mais de 20 anos cria objetos de decoração utilizando flores em tela de arame. Aluízio lançou uma linha exclusiva de oratórios e santos para quem busca um presente lúdico e, ao mesmo tempo, religioso.
Carlos Altman/EM
Linha de oratórios do designer Aluízio Figueiredo (foto: Carlos Altman/EM)
 
Carlos Altman/EM
Margô Terrários e Jardins (foto: Carlos Altman/EM)
O bazar também contará com a presença da ceramista Ione Laurents, a designer mineira trabalha com objetos decorativos e utilitários como bules, pratos, queijeiras, jarros e tantos outros. suas peças são requisitadas pelos melhores chefs de restaurantes de Belo Horizonte, como Ivo Faria que encomendou recentemente uma grande quantidades de pratos em cerâmica para o seu espaço gourmet, no bairro Jardim Canadá. Outra participante do evento é a designer de bijuterias Martha Balga. Utilizando contas, rendas, tecidos , miçangas, a designer desenvolve colares, brincos e pulseiras únicas. E para amantes de jardinagem, o bazar contará com a participação da Margô terrários e jardins. Uma variedade de suculentas, cáctus e plantas ornamentais plantadas em bules, jarras, taças e outros objetos. Para fechar a lista, a Soie Mimos e confeitos com seus doces e brigadeiros irresistíveis feitos com ingredientes selecionados. A Natália da Mata, responsável pela tentação desenvolveu uma linha especial para o Dia das Mães com zero lactose e zero açúcar. 
Carlos Altman/EM
Doces da Soie Minos e Confeitos (foto: Carlos Altman/EM)
 
 
Bazar Querida Mãezinha
Sábado de 10 às 20h
Domingo de 9 às 15h
Praça Duque de Caxias, 316, Santa Tereza/BH 
Instagram: @aluiziocasa
31-34633111 
 
 

Viagem no tempo

Carlos Altman/EM
Amantes das bicicletas, os participantes do Tweed Ride BH vão percorrer o charmoso bairro de Santa Tereza (foto: Carlos Altman/EM)
 
O Tweed Ride BH, grupo de ciclista retrô, realiza passeio pelo tradicional bairro Santa Tereza no domingo, 06 de maio. O evento integra as comemorações pelos 120 anos de Belo Horizonte.O famoso bairro boêmio da capital mineira será o cenário de mais um passeio pela parte histórica de Belo Horizonte. O evento irá promover um pequeno roteiro passando por construções e ruas emblemáticas de Santê. Dentre os pontos de visita está a casa dos anos 1920 onde hoje funcionava o ateliê da artista plástica Maria Sepulveda.
Diulgação
Um delicioso café da manhã será oferecido aos visitantes (foto: Diulgação)

O objetivo do passeio é resgatar a memória da região e promover o uso da bicicleta na cidade. “Santa Tereza possui muitas pessoas que usam a bicicleta em suas ruas como forma de deslocamento e defendemos que o veículo que mais preserva a memória da cidade, e nossa saúde, é a magrela” defende Gil Sotero um dos organizadores do evento. “O passeio renova a memória afetiva do bairro, aliando a nostalgia do ambiente com os figurinos e bicicletas, proporcionando uma viagem a um tempo não vivido pelos participantes, mais uma vez demonstrando que o Tweed ride alia o ciclismo, a moda, a preservação dos objetos antigos e do patrimônio histórico-cultural da cidade, atraves de seus roteiros planejados para um reconhecimento das areas visitadas”, completa Eric Elias também co-organizador.

A concentração do passeio será na praça Duque de Caxias em frente ao ateliê/loja Aluizio Casa, que recepciona o Tweed Ride BH com um lindo café da manhã.

Tweed Ride BH Santa Tereza - 
 
09h – Concentração – Café – Atelier Aluizio Casa
Praça Duque de Caxias, 316 – Santa Tereza – BH
 
 
 
 

['__class__', '__cmp__', '__contains__', '__delattr__', '__delitem__', '__dict__', '__doc__', '__eq__', '__format__', '__ge__', '__getattribute__', '__getitem__', '__gt__', '__hash__', '__init__', '__iter__', '__le__', '__len__', '__lt__', '__module__', '__ne__', '__new__', '__reduce__', '__reduce_ex__', '__repr__', '__setattr__', '__setitem__', '__sizeof__', '__str__', '__subclasshook__', '__weakref__', 'clear', 'copy', 'fromkeys', 'get', 'has_key', 'items', 'iteritems', 'iterkeys', 'itervalues', 'keys', 'pop', 'popitem', 'request', 'setdefault', 'update', 'values', 'viewitems', 'viewkeys', 'viewvalues']