Minas Trend: hoje é dia de business no Expominas

Depois de agenda que mostrou o verão'2019 em 13 desfiles repletos de tendências e glamour, público da semana mineira de moda se concentra em fazer negócios com 205 expositores

por Laura Valente 19/04/2018 14:50
 
Lucas Marri/divulgação
Amanda Miranda investe na moda resort wear (foto: Lucas Marri/divulgação)
  Até aqui, a agenda da 22ª Minas Trend, semana de moda que apresenta a lojistas de todo o país as tendências para a primavera-verão'2019 em coleções de vestuário, calçados, bolsas, acessórios, joias e bijuterias, contou com a apresentação de desfiles repletos de glamour. 
      Desde a segunda-feira, as passarelas do Expominas receberam a apresentação coletiva de abertura, com a participação de um coletivo de marcas mineiras, outra do Sindijoias, com grupo de designers associados, e individuais de 11 grifes locais: Fátima Scofield, Plural, Natália Pessoa, Lucas Magalhães e Manzan; Virgilio Couture, Molett, Chocker, Anne Est Folle, NotEqual e Skazi – que comemorou 25 anos de história no evento com desfile que contou com celebridades como a atriz Juliana Paes e com trilha sonora ao vivo da cantora Ludmilla. 
       Depois de conferir ao vivo e em cores o que as marcas propõe, antecipando em até seis meses o que estará nas vitrines e nas ruas na temporada de calor, a ordem do dia é fazer negócios. 
Agência Fotosite/divulgação
Desfile contou com Juliana paes e Ludmilla (foto: Agência Fotosite/divulgação)
 

      Lojistas abastecem até 70% do estoque 

      Até às 20h de hoje (19) e até às 17h de amanhã (20), lojistas de todo o país e do exterior percorrerão a feira, que funciona no esquema de vendas de atacado, por pedidos, a fim de garantir o estoque de multimarcas e boutiques. 
         Cliente da grife Ellizabeth Marques , a empresária Sandra Mazzero veio de Piracicaba, interior de São Paulo, para comprar grande parte do estoque da multimarcas que mantém naquela cidade há 35 anos, a Set Point. “Nosso foco é moda festa, mas disponibilizamos um pequeno mix de peças casuais. Aqui, sou cliente da Ellizabeth e de grifes como M. Rodarte e Arte Sacra. Saio do Minas Trend com cerca de 70% do meu estoque comprado. O restante compro na feira Casa Moda, em SP. Aliás, gostaria de registrar que neste ano os dois eventos ficaram muito próximos, o que complica a vida do comprador”, disse, a respeito de o showroom paulistano agendado para a próxima semana. 
Agência Fotosite/divulgação
(foto: Agência Fotosite/divulgação)
 
          A proprietária da fábrica concorda com a cliente, mas apesar de a agenda ter ficado apertada, acredita encerrar o Minas Trend, amanhã, com crescimento de pelo menos 10% no volume de vendas. “O MT é um evento bem focado no business e já no primeiro dia de vendas superou minhas expectativas. Trouxe 160 modelos e diferenciais como os tecidos jacquard 3D, além de organza, crepes, tules coloridos e zibeline em modelos que carregam nosso DNA, já conhecido e bem estabelecido no mercado de moda”, afirma.  Ela aponta ainda que os principais clientes são de cidades do Nordeste, Sul e Sudeste do país e que a marca atende principalmente público-alvo de festas: madrinhas de casamentos, formandas, debutantes e mães de noivos. 

          Nicho de mercado 

          Investindo em um nicho de mercado – a grife de resort wear Nammos, a empresária Amanda Magalhães Miranda espera um crescimento de 30% no volume de negócios realizados nesta terceira participação na feira de moda mineira. “Trouxe cerca de 80 modelos para o mostruário, incluindo duas linhas novas que têm feito muito sucesso: a básica, com peças em algodão e bordados de linha (no lugar das tradicionais pedrarias, o que encarece o produto) e a de peças em renda”, conta. 
          Gostou da novidade a lojista Noemi Fonseca Castro, compradora da multimarcas Zeal, localizada em Manaus (Amazonas). “Na Amazônia temos muitas praias de rio, resorts, hotéis de selva e as saídas de praia, cafetãs e vestidos da grife fazem muito sucesso entre este público”. 
Lucas Marri/divulgação
Lojista Noemi Castro assina pedido de compras (foto: Lucas Marri/divulgação)
 
          Na feira mineira, Noemi conta que compra a média de 20% do estoque da loja em grifes como LN Deluxe, Skazi, Anne Fernandes e Bianza, o que corresponde a cerca de 80 modelos, e afirma que o orçamento para as compras que objetivam as vendas de verão'2019 não diminuiu, demonstrando confiança na retomada da economia e na ideia de que as clientes não abrem mão de um visual em cima. “Elas adoram brilho, cores e modelos bem fresquinhos”, comemora.