Tem sangue novo nas passarelas nacionais.Confira

Realizadas em abril, as semanas de moda Minas Trend e São Paulo Fashion Week contam com desfiles de 40 grifes, sendo oito estreias. Em cena, criações no modelo see now, buy now e primavera- verão'2019

por Laura Valente 02/04/2018 14:54
Agência Fotosite/divulgação
Desfile de abertura Minas Trend (foto: Agência Fotosite/divulgação)
Apesar da expectativa de temperaturas mais amenas, abril já começa fervendo para a turma que faz, compra e vende moda. Anote na agenda: entre os dias 17 e 20,  o Minas Trend traz para BH o maior salão de negócios fashion do país com a participação de mais de 200 grifes de vestuário, calçados, bolsas, joias e acessórios, além de 12 desfiles individuais. Nas passarelas do Expominas, haverá a estreia de nomes já consagrados na cena fashion nacional como Fátima Scofield e Skazi, além da alfaiataria contemporânea da Virgilio Couture e a novidadeira NotEqual, que propõe design agênero (que não faz distinção entre coleções femininas e masculinas). O line-up contará ainda com apresentação coletiva do Sindijóias/MG,  além das marcas Plural, Natália Pessoa, Lucas Magalhães, Manzan, Molett, Choker e Anne Est Folle. Já no salão de negócios estreiam 33 grifes. Em foco, as criações propostas para a primavera-verão'2019.

        Criatividade 

Miguel Schincariol/AFP
Desfile Água de Coco SPFWN44 (foto: Miguel Schincariol/AFP)
 

Na sequência, entre os dias 21 e 26, a 45ª edição da São Paulo Fashion Week (SPFWN45) promete emocionar o público com homenagem ao legado do estilista Conrado Segreto, desenvolvida no tema Pow! Explosão criativa. Entre os 28 desfiles previstos para o parque do Ibirapuera e outras locações da cidade, as estreias das grifes Beira, Handred, João Pimenta com a linha feminina e Modem, dos estilistas mineiros André Boffano e Sam Santos. 
 Também uma turma de veteranos das Gerais desfila por lá: o sempre surpreendente Ronaldo Fraga, a Apartamento 03 e PatBo (Grupo Nohda), além de Fabiana Milazzo. O line-up conta ainda com A.Niemeyer, Água de Coco por Liana Thomaz, Amapô, Amir Slama, Cotton Project, Fernanda Yamamoto, Gloria Coelho, João Pimenta (masculino),Juliana Jabour, Lenny Niemeyer, Lilly Sarti, Lino Villaventura, Memo, Osklen, Ratier, Reinaldo Lourenço, Salinas, Samuel Cirnansck, Top 5 e Uma (Raquel Davidowicz).  
Sem um salão de negócios próprio, a SPFW segue famosa por apresentar conceitos e tendências de moda, lembrando que há duas temporadas dá abertura para que as marcas escolham desfilar tanto coleções no modelo see now, buy now (dentro da temporada vigente, também conhecida como veja agora, compre agora) quanto antecipar as propostas para a temporada seguinte.
        

 Conheça o perfil das grifes que estreiam no line-up semanas de moda nacionais: 


Minas Trend              

Fátima Scofield
Marcio Rodrigues/divulgação
(foto: Marcio Rodrigues/divulgação)
 
 Lançada em 2011 pela estilista de mesmo nome, a grife aposta nas estampas exclusivas, na modelagem clean e atemporal para vestir uma mulher contemporânea que valoriza a exclusividade tanto nos looks casuais como em ocasiões que exigem uma roupa sofisticada e autoral. Marca presença constantemente no figurino de atrizes e celebridades e nos editoriais das principais publicações de moda do país.

Virgilio Couture
Virgilio Couture/divulgação
(foto: Virgilio Couture/divulgação)
 
O estilista de mesmo nome apresenta elementos e formas que mesclam referências urbanas e detalhes tradicionais. Em conceito “street festa”, propõe uma releitura informal e jovem, que permite que as roupas transitem naturalmente entre os salões de baile e a rua. A ideia é fugir do óbvio, subverter materiais e criar essa nova pegada de moda festa focada em elementos como modelagem, mistura de texturas, colagens de estampas, tecidos e imagens sobrepostas a rendas. 

NotEqual -  Marca desenvolvida por Fabio Costa, participante do reality show Project Runaway, se destaca pela produção de roupas que se adaptam a ambos os sexos, destinando 15% dos lucros para o desenvolvimento de pesquisas sobre gênero. As peças, desenvolvidas artesanalmente, desafiam os conceitos tradicionais de confecção ao propor uma roupa individualizada que se concretiza no momento do encontro do tecido com a pele.

Skazi -  Contando com mais de 500 pontos de venda em todo o país, a grife procura aliar sofisticação, contemporaneidade e vanguarda em coleções caracetrizadas pelo design e pioneirismo na aplicação de estampas, formas e matérias-primas inovadoras em tecidos e materiais nobres como renda, chiffon de seda e couro. 
Marcio Rodrigues/divulgação
(foto: Marcio Rodrigues/divulgação)

SPFW 

Handred
Pedro Loreto/divulgação
Handred (foto: Pedro Loreto/divulgação)
 
Liderada por André Namitala a grife trabalha com roupas agênero com modelagem ampla e investe na alfaiataria e nos tecidos naturais como linho, seda e viscose, criando peças que têm aspecto fresco e confortável.  
 
Beira – Carioca, foi criada pela estilista Lívia Cunha Campos, que já havia participado do projeto Estufa - iniciativa da SPFW para colocar em pauta questões que permeiam os processos, as inovações e o futuro do setor. Desenvolve peças funcionais e tem foco na construção das modelagens – a intenção é que o avesso seja tão interessante quanto o verso de cada criação. 


Modem -  comandada pelos mineiros André Boffano e Sam Santos, que apresenta em sua alfaiataria limpa e assimétrica uma forte afinidade com a arte e a arquitetura, terá como principal referência em sua coleção o trabalho de design do Memphis Group e do arquiteto italiano Ettore Sottsass. 
 

João Pimenta (feminino) – Revelado em desfiles da Casa de Criadores e um dos primeiros designers do país a defender a moda agênero, João Pimenta surpeende ao lançar coleção feminina nesta edição do SPFW. Segundo ele,  a intenção é “abrir um novo universo criativo para a minha moda”.  A aposta na liberdade de expressão e de experimentação,  contudo, segue firme. “Nosso cliente sempre consumirá nosso produto sem se preocupar para quem eles foram pensados. Agora, com mais opções para todos nas araras”.