Saiba como tirar o melhor proveito das liquidações

O comércio de moda já está ofertando coleções de verão com descontos de até 70%, mas em que vale a pena investir para evitar um guarda-roupa inflado e desconectado?

por Laura Valente 19/01/2018 11:53

Pat Bo/divulgação
(foto: Pat Bo/divulgação)
     
Pretende aproveitar as liquidações? Pois saiba que o comércio de moda já deu a largada para a temporada de descontos com a oferta de peças das coleções de verão com preços até 70% mais baixos que os praticados no período de lançamentos.
 
Sim, a tentação de renovar o guarda-roupa é grande, mas, segundo a personal stylist Anitta Resende, faz melhor negócio quem opta por compras assertivas, organizando uma lista de desejos e necessidades antes de sair de casa. A primeira dica, diz ela, é determinar objetivos. “ Fazer um checklist no closet e ou revisar de que modelos você sentiu falta durante a temporada é fundamental para chegar ao comércio com um olhar mais coerente e seletivo. Importante definir uma compra por necessidade e não por que determinado artigo está barato. E falo por experiência já que nas consultorias de estilo personalizadas que faço a maior parte das peças esquecidas com etiqueta no armário das clientes são provenientes de liquidações, o que denuncia a compra por impulso e é sinônimo de um guarda-roupa inflado e desconectado. Então, gaste um tempo observando o que você tem, as peças que mais usa, o que está faltando. E seja específica: precisa de uma bolsa? Predetermine o modelo, a cor, o tamanho”. 
Amaro/divulgação
(foto: Amaro/divulgação)
     
Estar atenta à modalidade chamada descontos progressivos, que aumentam de percentual de  acordo com o número de peças adquiridas, também é uma boa, mas sempre de acordo com a necessidade real e nunca por impulso. “Em uma liquidação o consumidor também deve prestar atenção em peças que de fato deixou de comprar por que o valor estava inacessível e avaliar se o desconto chega a pelo menos a 30% do valor original, o que já representa uma mega promoção”. 

Peças statement

Coven/divulgação
(foto: Coven/divulgação)
Anitta afirma ainda que a temporada de descontos é oportunidade para adquirir modelos mais sofisticados,  aquela peça que você namorou durante a estação, statement, com status de “eternas”, que por si só levantam uma produção e que, geralmente, custam caro. Como exemplo ela cita peças bordadas e ou de tecidos nobres, aquela bolsa ou calçado, uma bela bijuteria. “O básico você já compra o ano inteiro, então, se permita ousar”.  

Sem pressa -  No mais,  ela lembra que o consumidor nunca deve comprar na primeira loja que visistar, fazendo uma pré-seleção das possibilidades antes de definir a escolha definitiva. Por isso, é importante reservar um tempo generoso para ir às compras. “Experimente o modelo. Tente visualizar aonde vai usar, como vai combinar. Tem a ver com o seu estilo? Valoriza o seu corpo? Aí vale a pena”,  encerra. 
 
 

Inspire-se na wishlist da consultora    
Clássicos são sempre  válidos, além de peças que “você joga com qualquer coisa” e "alguma tendência que você vá usar sem dó e nem piedade”,  afirma Anitta.
       
1) Pantacourt - "a calça de alfaiataria da mulher moderna"
2) Modelos de tecidos naturais como linho ou seda
3) Vestido para o lazer 
4) Vestido para trabalhar que possa ser aproveitado em outras ocasiões
5) Alguma peça estampada, talvez um blazer, de seda ou linho, ou uma pantalona
6) Um modelos statement (bordados, tendência, clássicos)
7) Acessórios: uma bolsa diferente, óculos de sol
8) Um tênis bacana
9) Uma rasteira sofisticada, com pedraria colorida, ainda para finalizar o verão
10) Um lenço maravilhoso, de seda, para amarrar na bolsa, fazer um turbante ou usar na cintura

 
No mercado, várias grifes já anunciam a temporada de promoção. Veja algumas opções: 

Amaro – Grife que comercializa peças via online oferece descontos de até 70%. Promoção válida até  28 de janeiro. www.amaro.com

Coven – Descontos progressivos de 20% (uma peça) a 50% (quatro peças ou mais), em modelos de verão 2018.  Promoção válida até o dia 17 de fevereiro.
 
Lenny Niemeyer/divulgação
(foto: Lenny Niemeyer/divulgação)
Lenny Niemeyer
– Descontos de  até 50% para peças selecionadas das coleções de verão e alto verão 2018,  disponíveis em todas as lojas e no e-commerce da marca. Entre as opções de peças estão vestidos, acessórios e sapatos. www.lennyniemeyer.com.br

Maria Filó -  Descontos de até 70%, com opções de roupas, lingerie, sapatos e beachwear.  Promoção válida até o dia 28 de janeiro. www.amaro.com

PatBo – Desconto progressivo de 30% (uma peça) a 50% (três peças ou mais), em modelos selecionados da coleção de verão 2018. Promoção válida até o dia 28 de fevereiro em todas as lojas e no e-commerce da marca. www.patbo.com.br