Já pensou na make para arrasar no réveillon?

Em contagem regressiva para a virada, profissionais indicam maquiagens para mulheres de diferentes estilos e idades. Em alta brilho, cores metalizadas, mistura de tons quentes e frios nas sombras e boca com efeito laqueado

por Laura Valente 27/12/2017 12:40
Edu Delfim/divulgação
(foto: Edu Delfim/divulgação)

A festa da virada de ano está armada e mesmo mulheres que não ligam tanto para maquiagem resolvem colorir o rosto e levantar o astral. Mas como garantir um efeito legal longe dos salões? O Estado de Minas conversou com profissionais da área para trazer as dicas mais quentes do momento em produções para o réveillon em diferentes propostas e que atendem a todas as faixas etárias. Resumindo, além de uma pele hidratada e bem-feita com efeito natural, vale apostar no delineador – inclusive o branco -, na mistura de tons quentes e frios ou tons metalizados nos olhos (o dourado pode cobrir toda a pálpebra) e em batom de efeito laqueado (molhado). O iluminador e o brilho glossy em pontos do rosto também ganham destaque, “mas é preciso tomar cuidado com a oleosidade natural, principalmente para quem estiver na praia”, lembra Marcos Costa, maquiador oficial da Natura.
Kayo Ribas/divulgação
Delineado duplo (foto: Kayo Ribas/divulgação)
 
Em editorial criado especialmente para as festas, ele sugere produções para mulheres de 20, 30, 40, 50 e 60 anos ou mais (veja no quadro da página). Em linhas gerais, o profissional acredita que a maquiagem deve combinar com a personalidade, o estado de espírito e os traços de quem usa. “Nesse sentido, acredito até no batom azul para a virada de ano em uma festa com amigos”, pontua. Para quem pretende receber 2018 na praia, Costa indica uma pele natural, com glow (efeito de brilho) e iluminador. Nos olhos, o delineador verde limão ou azul, “ fica divertido”. Mas lembra: “É legal escolher uma parte do rosto para usar cor: olhos ou boca”. Já se a proposta é uma festa de gala, o maquiador elege esfumados nos olhos, em tom preto ou marrom. Quer inovar? “Misture os tons básicos com o azul, um cor que promete brilhar muito em 2018”. Outra ideia é optar por maquiagem clássica com delineador preto e batom vermelho, “fica chique”, ou fazer toda a proposta quase monocromática em tons de coral em sombra, blush e batom. 

Dá-lhe dourado 

Lu Ananias/divulgação
Efeito glitter (foto: Lu Ananias/divulgação)

Coordenadora do Bureau de estilo do salão Tif’s, Ana Paula Assis indica duas propostas para as festas que podem ser exploradas tanto em eventos estilo black tie quanto naqueles mais relax, pé na areia, “só mudando um pouquinho”, avisa, e fáceis de reproduzir. “A primeira tem foco no delineado duplo, lembrando que o delineador nunca esteve tão em alta”, revela. A ideia da maquiadora é variar, apostando em traços duplos com as cores preto por baixo e branco por cima. “O branco dá um ar especial, abre o olhar e ilumina”. Ela fala que a boca pode ser nude, apenas com um gloss, mas indica para ocasiões mais especiais o contraponto com batom de efeito laqueado em tons de vermelho ou vinho. “No cabelo, o preso com risca lateral é bem chique e completa essa beleza indicada para mulheres de todas as idades”. 
Outra proposta da profissional, especialmente indicada para a make de réveillon, é o dourado. “A sombra cremosa dourada pode cobrir toda a parte móvel do olho, fica lindo. Se a festa for mais glamourosa, ideia é colocar um pouquinho de glitter do mesmo tom por cima. Finalize com rímel. Nas duas propostas cabem cílios postiços discretos, exceto se a virada for na praia, daí esqueça o acessório”. Ana sugere ainda o penteado de meio rabo alto, que considera fresh e jovial. “Como resiste bem ao vento, é especialmente legal para quem vai passar o ano novo na praia e ainda evita o frizz”. 
Qualquer que seja o estilo escolhido, ela afirma que o foco é na pele saudável. “Isso significa gastar mais tempo fazendo a hidratação, porque uma pele hidratada é sinônimo de maquiagem que dura mais tempo”. Para chegar ao efeito, ela fornece o seguinte passo a passo: “comece com um demaquilante, depois borrife água termal em todo o rosto. Feito isso, aplique um hidratante específico para o seu tipo de pele. Depois o primer, iluminando especialmente a área das têmporas. Só então aplique a base”, ensina. Por fim, a tendência do blush é natural, ou seja, bem discreto.

Sugestões de especialistas

André Conti/Fotosite/Divulgação
Olhos esfumados (foto: André Conti/Fotosite/Divulgação)
 

    Fabiana Gomes, maquiadora senior da M·A·C Cosmetics, acredita que vale caprichar na make de réveillon, o que não significa “usar tudo ou diversas técnicas ao mesmo tempo no rosto”. Assim, ela sugere opções para diferentes propostas, além dar dicas sobre o uso de ideias que são as queridinhas do momento, o iluminador e o efeito glossy. Confira. 

Réveillon ao ar livre : "Se for pensar na adequação de make para o ar livre, praia ou campo, eu gosto de pensar em maquiagens que remetam a oxigenação, tudo mais leve. A pele preferencialmente com produtos que te ofereçam cobertura, mas sem carregar demais, isso vale para todas as situações, mas especialmente para festas ao ar livre. Pode usar e abusar dos iluminadores, mesmo os em pó hoje em dia tem ótimas fórmulas que não ficam com o visual empoado." 

Sobre o iluminador: "É importante tomar cuidado com a iluminação, o local em que o produto é aplicado já que  o posicionamento dele talvez seja mais importante do que qualquer outra coisa. Assim, pense que você vai fazer a letra C abraçando a margem da sobrancelha e o topo do osso da maçã do rosto, tomando cuidado para não descer muito. Por isso, preferencialmente, use um pincel menor para não espalhar muito, e deixar a bochecha muito brilhante."

Como o efeito glossy pode ser explorado? 
"Vale super a pena apostar na maquiagem bem polida, com tudo no lugar, sem cara de ter sido muito feita. A pele deve estar impecável, bonita, pode até levar um pouquinho de contorno, mas sem ficar com jeito de blush de contorno, que fique com cara de sombra natural no rosto. Para essa proposta, fica lindo usar um gloss com partículas de brilho". 
MAC/divulgação
Metalizados (foto: MAC/divulgação)

Festa de gala:  "Eu amaria ver um delineador gigante, geométrico, dourado, prateado, cobre, pode ate ser o delineador do dia a dia, mas com glitter, fica super chique e festivo."

Festa com amigos na cidade: "Vale a pena apostar no que você gosta mais de make e gastar um tempinho a mais no espelho, mas lembrando de apostar no conforto e naturalidade, sem se descaracterizar. Acho lindo um olho esfumado. Só cílios postiços também pode ser uma opção. Um cílios bem bonito que valorize, tem alguns que tem uma leitura quase que como o de delineador no olho, com a pele super perfeita, polida, iluminada e um glow lip . O lábio pode ser vinho, vermelho, laranja, uma cor vibrante acompanhado dos cílios postiços já é chiquérrimo e é uma maquiagem para arrasar na festa."

Espelho, espelho meu

Na concepção de Marcos Costa, a maquiagem tem a ver com o estado da pele, da personalidade e do espírito de quem ama ficar sempre linda e pode e deve ser usada por mulheres jovens e maduras, sem restrições. “Meninas com mais de 60 anos, por exemplo, podem usar um olho esfumado ou batom de cor viva”. Na expectativa das festas, o maquiador convidou mulheres de diferentes idades e estilos para mostrar como é fácil combinar sombras, batons e afins pra cada uma. Confira o resultado e inspire-se. 

Em família

Edu Delfim/divulgação
(foto: Edu Delfim/divulgação)
 

“Na produção de Ozi Oliveira, que vai passar o Natal em família, apliquei um batom fúcsia laqueado. Deixei a pele totalmente iluminada: apenas base transparente e iluminador marmorizado. Nos olhos, apliquei máscara preta e, nas maçãs, blush pêssego. Por fim, um cabelo com cachos naturalmente soltos.”

Viagem

Edu Delfim/divulgação
(foto: Edu Delfim/divulgação)

“A bela Tati Brandão, com seus 40 anos, optou por um make nude iluminado. Para sua beleza fiz uma pele natural com base e iluminador. Nos olhos, máscara e delineador pretos. Blush bronze e batom nude rosado dão o toque final nesse make sexy. Nos cabelos, fiz um baby liss suave para ela ficar deslumbrante na virada do ano em plena Ouro Preto.”

Vibrante

Edu Delfim/divulgação
(foto: Edu Delfim/divulgação)

“Sim, esfumado com cores escuras nos olhos está liberadíssimo para mulheres de 50 anos. Para a estonteante Constanze, usei lápis preto em todo contorno dos olhos misturado com sombra berinjela. A máscara de cílios preta completa a expressão do olhar. Nos lábios, coloquei um batom levemente rosado e, nas maçãs, blush coral natural. Os cachos naturais foram valorizados com baby liss bem solto.”

Pelo mundo

Edu Delfim/divulgação
(foto: Edu Delfim/divulgação)

“Para a Shell Manga, uma mulher de 61 anos cheia de personalidade, que vai passar a virada do ano numa viagem inesquecível, proponho um make com pele natural e, nos olhos, um esfumado de sombra bege e máscara preta. Nas maçãs, blush também natural e, nos lábios, um batom vermelho tomate vibrante.”