Hoje é dia de rock, bebê!

A música e a cena fashion sempre estiveram em sintonia, vide movimentos como a beatlemania, o punk, o grunge. Confira o estilo de quem sobe no palco do Rock in Rio e saiba o que vestir para curtir o festival com conforto

por Laura Valente 15/09/2017 08:00
Amrio Anzuoni/Reuters
Estilo de Alicia Keys é apontado como surpresa (foto: Amrio Anzuoni/Reuters)
 
Os ternos justos e o topete dos Beatles, a parceria entre Vivienne Westwood e a banda Sex Pistols na fundação do estilo punk, a camisa xadrez eternizada por Kurt Cobain e muitas referências mais mostram que desde sempre música e moda caminharam juntas. 
A partir de amanhã, com mais uma edição do Rock in Rio, milhares de pessoas pensarão em looks escolhidos a dedo para cantar e dançar ao som de bandas do calibre de Aero Smith, Maroon 5, Guns n' Roses e The Who. Como não? Até a über model Gisele Bündchen – presença confirmada no palco Mundo para abrir a maratona de shows e fazer esperado lançamento de movimento global de caráter socioambiental por um futuro melhor – deve exibir uma produção bem pensada.   
Lucy Nicholson/Reuters
Justin adora o estilista Tom Ford (foto: Lucy Nicholson/Reuters)

Atentas ao movimento previsto para o Festival, dezenas de grifes apostaram em linhas e ou coleções temáticas, a exemplo de Fiever, Foxton, F.Y.I e Monte Carlo, entre outras. Mas, afinal, em que vale a pena investir? Quais são as melhores opções para curtir o batidão nas pistas esbanjando estilo e conforto? 
Foxton/divulgação
Camisetas temáticas (foto: Foxton/divulgação)
 
Dica é buscar inspiração nos ídolos – afinal eles sabem bem como fazer a festa e manter a pose. A seguir, destacamos algumas ideias que podem ser facilmente copiadas a exemplo de jeans destroyer, bandanas, camisetas da banda preferida, e convidamos a expert Mauren Motta, autora do guia de estilo Socorro! Com que roupa eu vou? -, para dar aquela força. Confira a entrevista com ela e se jogue! Afinal, hoje é dia de rock, bebê, e amanhã também.
Monte Carlo/divulgação
Berloque explicita o amor ao estilo musical (foto: Monte Carlo/divulgação)
 
Confira, na entrevista com Mauren Motta, dicas de estilo e os hot spots da moda do Rock in Rio 2017
Aquivo pessoal/divulgação
Mauren Motta, autora do livro: Socorro! Com que roupa eu vou? (foto: Aquivo pessoal/divulgação)
 
Na sua opinião, quais foram os primeiros músicos da história a influenciar a moda?
Mauren: Elvis, Beatles e Sex Pistols - estes, principalmente, por que tinham uma figurinista de peso pensando os looks da banda: ninguém menos que Viviane Westwood. 
Patrick Kovarick/AFP
A diva punk Vivienne Westwood (foto: Patrick Kovarick/AFP)
 
Por favor, fale aspectos que definem os seguintes estilos: beatlemania, punk, grunge, rocker.
Beatlemania: o visual dos Beatles teve duas fases, a "bons moços", sempre de terno e gravata estilo italiano; e a "hippie", em que exibiam roupas coloridas e de estilo bem pessoal, cada um se vestia como queria.
Punk: as peças mais icônicas do punk são tachas por toda parte.
Grunge: o xadrez rege o estilo grunge, a camisa de flanela não pode faltar.
Rocker: Jaqueta perfecto de couro ou qualquer peça de couro que você queira usar.
Anthony Bolante
Homenagem ao Nirvana em NY (foto: Anthony Bolante)
 
Quais músicos/bandas você acredita foram os mais copiados ou lançaram moda nas edições brasileiras do Rock in Rio? 
Mauren: Acredito que nas primeiras edições Freddy Mercury foi uma figura muito icônica. Florence Walsh, Beyonce, Justin Timberlake e Malu Magalhães. 
De forma geral, quais elementos estéticos da moda remetem ao estilo rocker? 
Mauren: O estilo rocker não tem a ver apenas com o que você veste, ele remete a um jeito de ser, de pensar e de viver. Ter uma atitude rock'n'roll vai além do jeans e da camiseta, é também um estado de espírito.
Win Mcnamee/Reuters
No Red Hot, o camaleão Anthony Kiedis (foto: Win Mcnamee/Reuters)

As camisetas de banda, as meias arrastão, as jaquetas de couro e outros elementos podem ser usados por qualquer pessoa? E podemos misturar tudo ou fica mais legal eleger um ou outro elemento?
Mauren: A moda nunca esteve tão democrática, pode usar tudo sim ou como se sentir melhor. Se observarmos os festivais de música espalhados pelo mundo, entenderemos que esses ícones óbvios continuam presentes, mas o estilo boho que remete muito ao jeito de vestir dos hippies e psicodélicos dos anos 1960 e 1970 compõem muito melhor um visual atual desse squad da música.
De quais músicos/bandas que estarão no Rock in Rio você destacaria o estilo? Por favor, justifique. 
Mauren: Justin Timberlake e seu estilo Tom Ford é imbatível, sempre chique. O Red Hot Chilli Peppers tem o estilo rocker na essência, camiseta, boné, jeans: sempre atuais. Lady Gaga: é uma pena que ela não vem mais, ícone total de estilo, traz sempre uma novidade fashionista para a cena da moda. Alicia Keys talvez seja uma das grandes surpresa de estilo deste Rock in Rio, especialmente por ter assumido publicamente a beleza natural. Neste mood, podemos apontar a tendência de beleza "no-make-up makeup", a maquiagem que apenas esconde imperfeições e ressalta os traços naturais. 
Quais são as principais dicas de estilo para quem irá aos shows?
Mauren: Em primeiro lugar, roupas leves e confortáveis sempre são uma dica essencial. Aproveitando que as temperaturas provavelmente estarão altas, é uma ótima oportunidade para misturar peças de moda praia, como parte do cima do biquíni ou maiôs com elementos rock'n'roll como short jeans destroyed ou minissaias de couro. A pochete é um acessório fundamental: mãos livres para dançar.
Numa apresentação desse tipo - festival -, é preciso pensar também no conforto, certo? O que é out nesse sentido?
Mauren: Salto alto e maxibolsas.
Com que roupa você iria ao festival?  
Mauren: Usaria alguma peça impermeável no meu look, tênis, minibolsa junto ao corpo e um óculos de sol espelhado para causar!  
Fiever/divulgação
Tênis é calçado ideal para a maratona (foto: Fiever/divulgação)
FYI/divulgação
Metalizados são boa pedida (foto: FYI/divulgação)
Kenner/divulgação
Descanso para os pés (foto: Kenner/divulgação)