Vamos revelar o segredo (escondido) da eterna juventude dos homens famosos

Astros do cinema e dos esportes utilizam de artifícios clínicos para retardar os efeitos do tempo. Estampam na cara os resultados e, de forma mágica, permanecem jovens. Na terceira matéria da coluna Homem Atual vamos mostrar que qualquer um pode, sim, enganar as marcas da velhice

por Carlos Altman 12/09/2017 18:24
AFP
Celebridades recorrem ao Botox como forma de suavizar as linhas no rosto (foto: AFP)
Qual a semelhança entre Tom Cruise, George Clooney, Brad Pitt e David Beckham? Em comum, todos são bem sucedidos, receberam fortunas e já passaram dos 40 anos. Mas o que une os quatro é o fato que, em algum momento da vida, eles recorreram aos procedimentos clínicos, como o botox, para manter a beleza e o charme até os dias de hoje. 
 
 
Não é de hoje a busca pela eterna juventude. A beleza prolongada, intocável com o passar dos anos, foi sempre retratada na literatura e no cinema. Tom Cruise e Brad Pitt viveram no filme Entrevista com o vampiro o desejo da imortalidade. Mas, antes mesmo da história ser escrita pela autora Anne Rice, o dramaturgo inglês Oscar Wilde soube como ninguém, lá no final do século 19, discorrer sobre o tema. Quando escreveu O Retrato de Dorian Gray, em 1890 mostrou como a busca pela juventude poderia deixar alguém transtornado. Neste livro, ele escreveu: “a tragédia da velhice não consiste em ser velho, mas em ter sido jovemª. Ainda bem que os tempos mudaram. O homem atual é vaidoso e não abre mão de corrigir algo que o incomoda.
 
Mark Sullivan/Freeimages
A aplicação é realizada para suavizar as linhas de expressões (foto: Mark Sullivan/Freeimages)
 
Se as mulheres não escondem que fazem de tudo para retardar os efeitos do tempo, recorrendo aos cremes, tratamentos estéticos e, até com certa frequência, das intervenções cirúrgicas. Já os homens, digamos, até pouco tempo eram mais discretos. Colocar botox ou fazer uma cirurgia plástica era um segredo que ia para o túmulo com eles. Mas, atualmente, está deixando de ser um tabu e passou até a ser assunto corriqueiro na roda de amigos. Cada vez mais, aumenta a frequência masculina nas clínicas e nos consultórios odontológicos. Sim, os homens estão em busca de um tratamento que possa minimizar as rugas e proporcionar uma aparência facial bem mais jovial.
 
 
Arquivo pessoal
Dr Victor Magalhães alerta para um equilibro entre o harmonioso e o desproporcional (foto: Arquivo pessoal)
Victor Magalhães é especialista na área de estética facial e percebeu um aumento da aplicação de botox pelo público masculino. "Não é de agora que esse procedimento deixou de ser exclusividade das mulheres. A busca pelo cuidado da pele já faz parte da rotina dos homens mais modernos que, além de rejuvenescer, garante uma melhor apresentação pessoal. Eles se submetem ao tratamento com a toxina botulínica tipo A para suavizar as marcas de expressão", afima.
 
De acordo com o Dr. Victor, as correções faciais mais desejadas pelos homens são: a região da testa, região orbicular do olho (pés de galinha) e a região da glabela (que ficam entre as sobrancelhas). "Como os homens em geral, têm muita expressão facial nessa região, isso faz com que o rosto pareça sempre cansado, bravo ou tenso", observa. O profissional ainda faz um alerta: "mas é preciso bom senso, para ter o equilibro entre o harmonioso e o desproporcional, pois há uma linha tênue entre se cuidar e exagerar. A aplicação é realizada para suavizar as linhas de expressões dinâmicas já instaladas de acordo com os movimentos contínuos dos músculos. Cada pessoa possui suas próprias expressões na face e não deve ficar com o rosto totalmente paralisado", finaliza
 
 
Funções do botox 
Stock free photo
Não se deve fazer a aplicação do Botox, pessoas que tem hipersensibilidade a substancia ativa (foto: Stock free photo)

O Botox tem a função de atuar tanto esteticamente, suavizando as linhas hipercinéticas (marcas de expressão), corrigindo o sorriso gengival, retrações gengivais anteriores associadas à força muscular, quanto de forma funcional. Um exemplo disso é o bruxismo. O botox não irá tratar, mas atua de forma eficiente, no controle do ranger dos dentes, onde observamos a redução da hiperatividade dos músculos da mastigação (os principais são o masseter e o temporal). A toxina é um excelente recurso coadjuvante no tratamento. Possui indicações também para, distonias musculares, DTM (Disfunção Temporomandibular – Dor da articulação da mandíbula), adequação de força muscular para instalação de próteses sobre implantes, espasmos musculares, cefaleias tensionais (dores de cabeça), dentre outros.
 
Fique atento

Não se deve fazer a aplicação do Botox, pessoas que tem hipersensibilidade a substancia ativa, dependendo da marca comercial. Ele é contraindicado aos pacientes que tem infecção no local da aplicação, para as gestantes e mulheres em amamentação.
 
Efeitos e durabilidade 

O Botox age de maneira rápida no organismo, em pouco tempo já consegue perceber a diferença nos primeiros dias. Em 7 dias já se nota um resultado mais efetivo. Lembrando que o efeito da toxina botulínica é temporário, dura em média de 4 a 6 meses, variando de pessoas para pessoas, pois há pessoas que apresentam uma hiperatividade muscular ou um metabolismo muito acelerado onde o tempo do efeito da toxina pode ser diminuindo.
 
Quando iniciar o tratamento 

Não existe uma idade especifica para iniciar a aplicação da toxina, pois, irá depender de uma série de fatores, tais como, cor da pele, fatores genéticos, predisposição individual, exposição a luz solar, tabagismo. Algumas pessoas tendem a formar rugas mais precocemente (geralmente quem tem pele mais clara e fina), já outras demoram mais a apresentar rugas. Mas, em geral, a idade da primeira aplicação é por volta dos 30 anos, evitando assim, a formação das marcas de expressão (linhas dinâmicas).Lembre-se que somente um profissional habilitado e credenciado poderá dizer quando você deve iniciar o uso da toxina.  
 
Maiores informações entre em contato com o especialista Victor Magalhães pelo telefone 31 98584-8292
ou pelo Instagram