Homem, mulher, "todxs": grife mineira questiona rótulos na SPFWn44

Integrante do Top5, projeto que revela novos talentos, a LED desfila amanhã a coleção Mixórdia com a proposta de desafiar padrões e estereótipos

por Laura Valente 29/08/2017 11:30

Estúdio bingo/divulgação
LED, de BH, estreia na semana de moda com coleção "fora da caixinha" (foto: Estúdio bingo/divulgação)

As grifes poderosas, de fama nacional, dominam a edição 44 da São Paulo Fashion Week (SPFW),  mas as pequenas também podem chegar lá. Prova vem da LED, marca belo-horizontina dirigida pelo designer Célio Dias cujo slogan é desafiar padrões e estereótipos por meio de propostas que não definem o usuário em conceitos de gênero. “Nesta coleção, trazemos uma moda que defende ainda mais a liberdade, que questiona rótulos e expressa a 'verdade' por mais vestida que ela esteja. Tentamos desmitificar o termo identidade, que é cheio de ramificações e ao mesmo tempo limitado, considerando que da mesma forma que este conceito nos norteia, pode nos aprisionar. Pensamos em algo plural. Nascemos de uma geração mutável e acreditamos que todos nós podemos mudar quando quisermos”, revelou ele.

 

Estúdio bingo/divulgação
Linho, sarja, plástico e croché integram as matérias-primas (foto: Estúdio bingo/divulgação)
 

 No fashion show, o criador apresentará peças sem gênero, que propõem mix de matérias-primas "que fogem do alto padrão" como sarja e jeans, ambos desenvolvidos a partir de valores sustentáveis. Ele avisa ainda que as modelagens foram redesenhadas em visual sofisticado, também contemplando o linho em alfaiataria desconstruída e fresca, as malhas em novas texturas e recortes, além de tramas de crochê e plástico. Já nas estampas o mineiro buscou certa falta de padronização. "A identidade comum em suas várias possibilidades acaba abandonando a ideia de unicidade, criando assim ideias múltiplas para a coleção", avisa ele. São parceiros da grife a Cedro Têxtil, a Diwo (cordas e nós), a Box 19 (metal) e a designer de calçados monocromáticos Tatiana Marques.

Estúdio bingo/divulgação
Público de Célio Dias é uma "geração mutável" (foto: Estúdio bingo/divulgação)
 

Fundada em 2015, a LED já ganhou destaque no Minas Trend e chega ao evento paulista como integrante do projeto Top5, um programa de aceleração de pequenos negócios da indústria da moda brasileira desenvolvido pelo Instituto Nacional de Moda e Design (IN-MOD), em parceria com o Sebrae Nacional.Também participam as marcas Borana (Espírito Santo), Kalline (Santa Catarina), Karine Foury (da estilista de mesmo nome, francesa radicada no Rio de Janeiro) e Vankoke (Rio Grande do Norte). Todas desfilam amanhã (30), às 17h30. Vale lembrar que cada marca conta com um showroom em São Paulo para apresentar a coleção a possíveis compradores e auxiliar o direcionamento comercial dos produtos. Na próxima edição, SPFWn45, duas delas voltarão às passarelas para lançar coleções.

 

Balanço solar
Ontem, oito grifes apresentaram as propostas para a estação mais quente do ano, incluindo a mineira Fabiana Milazzo, com peças ultra sofisticadas e confortáveis, inspiradas no universo onírico, dos sonhos. A Osklen, uma das marcas brasileiras mais conhecidas no exterior, de DNA urbano e esportista elegeu vida e obra de Tarsila do Amaral em estampas, numa proposta super atual de Oskar Metsavaht e equipe: quase 90 anos após a criação de Abaporu, uma das obras mais icônicas da carreira, a artista ganha, em outubro, a primeira exposição individual nos Estados Unidos, no Instituto de Arte de Chicago. A mostra receberá mais de 100 obras e seguirá para o MoMa em fevereiro do ano que vem, mesma data em que a coleção da Osklen será lançada para o mercado internacional. 

Agência Fotosite/divulgação
Fabiana Milazzo cria coleção inspirada nos sonhos (foto: Agência Fotosite/divulgação)
Agência Fotosite/divulgação
Coleção presta homenagem a Tarsila do Amaral e será lançada também em NY (foto: Agência Fotosite/divulgação)
Agência Fotosite/divulgação
Em linha beach e resort, Vix aposta em looks que circulam também fora da praia (foto: Agência Fotosite/divulgação)
 

Também a internacional Vix, grife de origem capixaba especializada em beachwear, mostrou as apostas para o verão'2018: peças com aparência de tecido plano e tecnologia de praia, alças paralelas, tops meia-taça, decotes retos, abotoamentos e bottoms com laterais finas estão no top trend. Entre os maiôs ,imperam cavas mais altas, além de ombros à mostra, fendas e transparências, em modelagens amplas e sensuais.

Ainda hoje desfilam a mineira PatBo (17h), além de Giuliana Romanno, Vitorino Campos, Lenny Niemeyer, Vanessa Moe, TwoDenim, Lab e Água de Coco. Confira a cobertura completa da semana de moda na próxima edição impressa do caderno Feminino & Masculino do Estado de Minas.