Após polêmicas no SPFW, Ronaldo Fraga aposta em poesia com estreia na moda praia

Cinco marcas locais apresentam verão'2018 na próxima edição da semana de moda mais badalada do país, algumas já no esquema See Now, Buy Now. Ronaldo Fraga lança linha inédita de moda praia

por Laura Valente 16/08/2017 14:13
Agência Fotosite/divulgação
Depois da coleção Transfobia, Ronaldo Fraga lança um verão solar com linha inédita de moda praia (foto: Agência Fotosite/divulgação)
Das 33 marcas que integram a edição N44 do SPFW, de 27 a 31, cinco são mineiras da gema: Fabiana Milazzo, Pat.Bo, Ronaldo Fraga, Coven e Apartamento 03. Depois de eleger dois temas densos para as últimas apresentações do SPFW, Refugiados e Transfobia, Ronaldo Fraga lança linha praia inédita em desfile agendado para a quarta-feira, dia 30 (veja o line-up completo abaixo), com direito a biquíni, sunga, maio, saída e outros modelos para quem pretende colocar o pé na areia, evocando principalmente o desejo por dias mais leves, poéticos.

Chamada As prais desertas continuam esperando por nós dois, a coleção traz ainda parceria com as grifes Moon (óculos de sol) e Nuushoes (calçados). “Venho de duas coleções com temas muito áridos, então voltei o olhar para o desejo de poesia, otimismo, paixão, numa proposta mais leve e solar”, disse ele em primeira mão para o Estado de Minas.

 Entre as demais novidades, a temporada celebra o retorno da Coven, especializada em tricô. Sob o comando da estilista Liliane Rebehy, a grife fez estreia em 2015 (apresentando o inverno 2016) e volta à passarela mais badalada do país com uma nova responsabilidade: apresentar a coleção de verão'2018 já no esquema de vendas See Now, Buy Now, que prevê a comercialização de peças imediatamente após o desfile. “É um modelo muito novo, e foi justamente para me organizar para ele que dei um tempo dos desfiles. Mas a passarela com certeza representa uma forma de divulgação muitíssimo importante para a marca, principalmente após a abertura da loja de varejo em São Paulo”, cita Liliane.

Coven/divulgação
Depois de hiato, Coven retorna às passarelas do SPFW (foto: Coven/divulgação)

Com expectativa para lá de positiva para “sentir o novo modelo” de negócios, a estilista adianta que a coleção aborda a ancestralidade e toca a África como uma das inspirações. Daí um olhar sobre tecidos e modos de vida mais naturais. “Haverá destaque para fios de linho e para uma estética diferente da prevista pelo DNA que é tendência da marca: no lugar dos shapes tradicionalmente estruturados, apostei também em modelos lânguidos, buscando uma imagem mais feminina”, revela. A criadora chama a atenção ainda para a mistura de estampas, principalmente listrados e xadrezes. “Proponho uma valorizção da padronagem. Cerca de 80% em tricô, com pequena pincelada de camisaria e outras propostas”.

Sérgio de Resende/divulgação
Pat.Bo lança coleção de verão, já no modelo See Now, Buy Now (foto: Sérgio de Resende/divulgação)


Questionado sobre o novo modelo de negócios, See Now, Buy Now, o criador lembra que as temporadas de moda não são mais engessadas de acordo com as estações primavera-verão, outono-inverno. No entanto, ele não atropela o processo autoral de produção para atender à urgência da demanda. “Na verdade, o modelo é mais uma das fórmulas de comercialização. Para mim, não faz tanto sentido uma vez que os clientes que procuram minha marca estão interessados nos traços de uma grife para se vestir, independentemente se a roupa é de lançamento ou de uma coleção passada”, frisa. Assim, ele avisa que os acessórios e calçados desfilados estarão disponíveis para vendas uma semana após o desfile. Já a inédita linha praia e os demais modelos apenas a partir de outubro, quando lançará o verão na loja Grande Hotel Ronaldo Fraga. “O público que procura peças mais autorais sabe e até curte esperar”, aponta.

Leandro Couri/E.M/D.A Press
Fabiana Milazzo também marca presença na temporada (foto: Leandro Couri/E.M/D.A Press)
Agência Fotosite/divulgação
Apartamento 03, do Grupo Nohda, trabalha moda handmade (foto: Agência Fotosite/divulgação)


Serviço
São Paulo Fashion Week
Quando: De 27 a 30 de agosto
Onde: Fundação Bienal e em outras locações da cidade de São Paulo

Os mineiros na passarela
FABIANA MILAZZO - Segunda-feira, 28/08, 17h30
PA.BO - Terça-feira, 29/08, 17h
RONALDO FRAGA - Quarta-feira, 30/08, 11h30
COVEN – Quinta-feira, 31/08, 14h30
APARTAMENTO 03 – Quinta-feira, 31/08, 18h30