Comentarista do Oscar na TV diz que mulher trans é, 'na verdade, um rapaz' e revolta internet

Atriz trans chilena Daniela Vega estrelou 'Uma mulher fantástica', vencedor de melhor filme estrangeiro

por Diário de Pernambuco 05/03/2018 10:01

Twitter/Reprodução
'Uma mulher fantástica' é o primeiro filme com protagonista trans a vencer um Oscar (foto: Twitter/Reprodução)
O jornalista Rubens Ewald Filho, responsável por comentar a transmissão do Oscar no canal de TV por assinatura TNT, recebeu duras críticas após tecer um comentário transfóbico durante premiação, realizada na noite deste domingo (4) em Los Angeles, nos Estados Unidos. Rubens disse que a atriz transexual chilena Daniela Vega, estrela de Uma mulher fantástica, é "um rapaz".

O comentário ocorreu quando Vega subiu ao palco para receber a estatueta de melhor filme estrangeiro - o primeiro protagonizado por uma pessoa trans a levar um Oscar na história. "Essa moça na verdade é um rapaz, um transexual, mas ela tem um dom artístico muito legal. Isso emoldura o filme", ponderou Rubens, alvo de protestos nas redes sociais pela declaração. Daniela foi também a primeira atriz trans a apresentar uma categoria na cerimônia.

"O IMBECIL do Rubens Ewald Filho disse que a Daniela Vega é, na verdade, um rapaz. Eu espero que a TNT, NO MÍNIMO, nunca mais convide este retardado para comentar o Oscar", pediu um usuário do Twitter. "A TNT sempre escala o Rubens Ewald Filho para comentar o Oscar. Não tem outro?", questionou um internauta. "Acho que não dá mais pra ficar passando pano pro Rubens Ewald Filho. Não importa saber o nome dos 6 mil membros da Academia, se os comentários são rasos, desconexos, bobos e, além de tudo, grosseiros", disse outro. O canal tentou se retratar com uma publicação nas redes sociais: "Sim, a Daniela Vega é uma mulher. E que mulher!".

Rubens também foi criticado por fazer comentários sobre a aparência de Frances McDormand, vencedora da categoria melhor atriz pelo trabalho em Três anúncios para um crime. "Rubens Ewald Filho faz comentários absurdamente desnecessários, como o fato dele se surpreender com a indicação da Frances McDormand para melhor atriz porque 'ela não é bonita'. Sério que você tá medindo a qualidade do trabalho de uma mulher pela aparência dela?", indagou uma espectadora. "Rubens Ewald Filho fazendo comentários super desnecessários sobre a Francis McDormand. Praticamente disse não entender a indicação dela por ela não ser bonita... e por ter bebido demais no Globo de Ouro?!?! WTF?", disse, ainda, outra.

 

 

 

 

 

MAIS SOBRE MEXERICO