Eliana sofreu aborto antes de nova gravidez: 'Fiquei desesperada'

Apresentadora está no nono mês da gestação e teve descolamento de placenta: 'Estava sangrando intensamente'

por Diário de Pernambuco 08/09/2017 12:02
Instagram/Reprodução
Eliana, que já é mãe de Arthur (6 anos), está grávida de Manuela. (foto: Instagram/Reprodução )
Grávida de nove meses e enfrentando problemas de saúde, Eliana revelou que sofreu um aborto espontâneo no ano passado. A apresentadora do SBT disse, em entrevista à revista Veja, que estava no segundo mês de gestação quando perdeu o bebê, ainda sem sexo identificado.
 
''Adriano [Ricco, seu atual namorado] ainda não era pai e eu, muito feliz por já ser mãe, sabia que se fosse para ter mais um, deveria ser logo, pois já tinha cruzado a linha dos 40. Então, no ano passado, conversamos, planejamos, engravidei e comemoramos muito. A alegria, porém, acabou no segundo mês. No início de novembro tive um aborto espontâneo. Além da família e dos muito íntimos, ninguém soube nem da euforia e nem da tristeza que vivemos; do desabar dos sonhos'', lamentou. 

Ela precisou voltar à TV imediatamente após o processo cirúrgico, sem revelar o problema a ninguém. ''Dois dias após a curetagem - um processo difícil, tanto físico como emocionalmente -, eu já estava no palco, ao vivo por horas, no comando do Teleton, a maratona televisiva em prol da AACD, da qual sou madrinha. Tentei sublimar a minha perda ajudando aquelas crianças com deficiência que tanto precisam e dando apoio àquelas mães tão especiais. Ninguém desconfiou de nada. Eu sorria por fora e chorava por dentro. Mas consegui cumprir o meu papel e fiquei realizada em poder colaborar''. Eliana acredita que o luto de uma mãe que tem a gravidez interrompida espontaneamente ainda é assunto pouco debatido. 
 
O susto não a impediu de continuar tentando com o então namorado até janeiro de 2017, quando engravidou novamente. Os problemas, no entanto, começaram ainda no início da gestação, com 11 semanas, em março.
 
''Tenho o colo do útero curto e foi necessário fazer uma cerclagem - espécie de reforço para garantir a sustentação do bebê no ventre. Fui operada durante quatro horas, por meio de uma técnica robótica, menos invasiva, mas ainda assim muito delicada. Minha filha foi monitorada o tempo todo. Ela esteve acordada, com sinais vitais perfeitos, enquanto eu estava com duas anestesias (raquidiana e peridural) para suportar o procedimento. Eu sofri com a recuperação, mas só pensava na bebê. Deu tudo certo. A Manuela foi uma guerreira. Hoje tenho apenas a lembrança deste momento bastante tenso e as cinco cicatrizes das pequenas incisões na barriga por onde passaram as 'pinças' do robô''. 

Dois meses após a cirurgia, ela sofreu um descolamento de placenta que foi descoberto depois de um sangramento enquanto visitava uma casa ao lado de uma corretora.
 
''Pedi à funcionária da casa que me deixasse usar o banheiro. Quando vi, estava sangrando intensamente. Fiquei apavorada. Saí sem falar muito, entrei no carro e comecei a chorar. Quando resolvi ligar para minha médica e, em seguida, para o meu namorado Adriano'', relatou.
 
Eliana se afastou da TV por esse período e chegou a publicar desabafos nas redes sociais e receber o apoio de amigos famosos. Agora, ela segue de repouso em casa à espera do parto de Manuela, sendo substituída por Patrícia Abravanel no comando da atração televisiva.

MAIS SOBRE MEXERICO