Smithers se assume gay em 'Os Simpsons': ''Ser invisível não é mais o caso''

Personagem segue tendência de aceitação da comunidade LGBT no entretenimento norte-americano

por AFP 29/09/2015 18:15

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Fox/Divulgação
Smithers (à esquerda) mantém paixão platônica pelo chefe, Senhor Burns (foto: Fox/Divulgação)
"Nós faremos muita coisa com Smithers este ano. Ele se aborrece com o fato de Burns não gostar dele e avalia suas opções", prosseguiu. A paixão de Smithers por seu chefe bilionário tem sido escondida em muitos episódios da série icônica que entrou no ar em 1989 e é o desenho animado que está há mais tempo no ar no horário nobre americano.

A série conta as dificuldades e atribulações dos Simpsons, uma família desestruturada que vive na cidade fictícia de Springfield. O "senhor Burns", dono de uma usina nuclear, é o cidadão mais rico da cidade e Smithers é seu assistente pessoal e auto-proclamado melhor amigo.

A revelação de Smithers segue as mudanças nos anos recentes das indústrias televisiva e cinematográfica dos Estados Unidos, que têm mostrado mais tolerância na sociedade por gays, lésbicas e transgêneros.

"A ideia de uma série ter um personagem abertamente gay deixou de ser notável", avaliou Robert Thompson, diretor do Centro da Universidade Syracuse para Estudos da Televisão Popular. Contudo, completou, a revelação de Smithers reforça a aceitação da comunidade LGBT.

"Antes dos anos 1970, nós não tínhamos virtualmente gays, lésbicas ou transgêneros na televisão", afirmou. "Eles eram virtualmente invisíveis", prosseguiu. "E eu acredito que a história de Smithers é a de mais um personagem que demonstra que ser invisível não é mais o caso", concluiu.

MAIS SOBRE MEXERICO