Cerimônia do Emmy premia séries dos EUA nesta segunda; veja quais títulos estão na competição

'Orange is the new black' e 'House of cards' representam filão da internet em disputa de troféus com produções da TV, como 'Downton Abbey', 'Mad men', 'Game of thrones' e 'Breaking bad'

por Agência Estado 25/08/2014 10:57

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
AMC/Divulgação
Encerrada em setembro de 2013, 'Breaking bad' ainda está entre favoritos na disputa da TV (foto: AMC/Divulgação)
O prestígio das séries aumentou tanto que até a festa que as premia mudou de dia para não deixar os fãs aflitos por perder o episódio da sua história preferida — e, claro, evitar a disputa de audiência. Por isso, em plena segunda-feira, acontece em Los Angeles a 66ª cerimônia do Emmy, o Oscar da TV, que a Warner transmite por aqui a partir das 20h30, com direito a tecla SAP para quem não quiser ouvir a tradução simultânea. Nos Estados Unidos, o domingo, dia tradicional de entrega de troféus, é o mais disputado pelas principais produções.

Este ano, as séries rodadas para a internet, como 'Orange is the new black' e 'House of cards', ambas do Netflix, competem de igual para igual com as de TV linear. A primeira resultou em uma situação inédita: Laverne Cox, intérprete da detenta e cabeleireira Sophia, foi a primeira artista transexual a receber uma indicação ao Emmy. Ela concorreu ao título de melhor atriz convidada em série de comédia, mas perdeu para a companheira de cena Uzo Aduba. O troféu foi entregue em uma prévia da premiação na semana passada, em que categorias menores e técnicas foram contempladas, abreviando o tempo da festa de hoje à noite.
HBO/Divulgação
Sucesso de audiência e crítica por quatro temporadas, 'Game of thrones' volta à competição principal (foto: HBO/Divulgação)
Nas categorias principais, o duelo está acirrado. Na briga por melhor série de drama estão 'Breaking bad', badalada vencedora no ano passado, 'Downton Abbey', 'Mad men', 'Game of thrones' e 'House of cards', todas concorrentes no ano passado. A única nova na seleção é 'True detective', da HBO, sucesso de crítica. Já na lista das melhores produções de comédia há mais equilíbrio entre concorrentes antigos e novos. As veteranas 'The Big Bang theory', 'Veep', 'Louie' (ainda inédita no Brasil) 'Modern family' estão no páreo com as novatas 'Orange is the new black' e 'Silicon Valley'.

A força das produções mais recentes está presente na disputa pelo troféu de melhor ator de drama, em que Matthew McConaughey e Woody Harrelson, ambos de 'True detective', podem ficar com o prêmio almejado por Kevin Spacey ('House of cards') Bryan Cranston ('Breaking bad'), Jeff Daniels ('The newsroom', vencedor de 2013) e do azarado Jon Hamm ('Mad men'), que há foi indicado 12 vezes ao Emmy — incluindo ator convidado em '30 Rock', mas nunca saiu vitorioso.
Netflix/Divulgação
Indicação das detentas de 'Orange is the new black' representa força da internet no setor de séries (foto: Netflix/Divulgação)
Com menos badalação que as séries, porém relevantes no quesito qualidade, estão na briga os telefilmes 'Quem matou Kennedy?', 'Muhammad Ali’s greatest fight', 'Sherlock: His last vow', 'The trip to bountiful' e 'The normal heart'.

Como tem sido de praxe em premiações como Oscar e Globo de Ouro, a festa será pontuada por gracinhas, que ficarão sob responsabilidade de Seth Meyers, egresso do 'Saturday night live'. O humorístico, aliás, é o programa que mais acumula indicações na história do troféu: 185 vezes. Dessas, 40 foram bem-sucedidas.

Além das categorias mais conhecidas, o Emmy tem outras pouco comuns, como a de melhor reality com temática de competição, em que estão as versões norte-americanas de 'The amazing race', 'So you think you can dance', 'Project runway', 'Top chef', 'The voice' e 'Dancing with the stars', equivalente ao quadro 'Dança dos famosos', do 'Domingão do Faustão'.

MAIS SOBRE MEXERICO