Saga de Walter White se encerra em episódio final de 'Breaking Bad'

Último episódio da série que foi ao ar na televisão americana no domingo, 30, foi elogiado por fãs e membros da crítica especializada

por AFP 30/09/2013 09:50

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Divulgação / AMC
Aaron Paul e Bryan Cranston como Jesse Pinkman e Walter White - dupla empolgou fãs por cinco temporadas ao narrar os altos e baixos de dois produtores de metanfetaminas (foto: Divulgação / AMC)

Os produtores e roteiristas da série de televisão "Breaking Bad" deram o ponto final no domingo à saga de Walter White, o anti-herói mais popular da TV, após cinco temporadas de sucesso, em um episódio muito elogiado pelos fãs.

"É o momento em que 'Breaking Bad' chega oficialmente ao fim e você não sabe o que fazer da sua vida", escreveu um espectador no Twitter poucos minutos depois do fim do episódio "Felina", o 62° e último da série, que venceu o Emmy na categoria drama na semana passada.

Ao concluir a história de todos os personagens em uma hora intensa e febril, o criador da série, Vince Gilligan, venceu a aposta que havia feito há alguns meses durante uma entrevista.

"Em geral, sou muito prudente sobre minhas previsões a respeito da reação do público. Mas espero não estar muito equivocado ao afirmar que a maioria das pessoas vai gostar do final", disse.



As reações positivas foram imediatas no Twitter. "Foi literalmente perfeito. Em todos os sentidos do termo. Foi divertido. Muito obrigado. Vocês me mudaram", escreveu Josh Lewis. "Perfeitamente executado. Absolutamente nenhuma reclamação. Final perfeito para uma série perfeita", elogiou W.R. Bolen.

A revista Variety, a bíblia da indústria de Hollywood, também reservou elogios ao destacar que o final de 'Breaking Bad' encontrou a "química perfeita". Química é uma palavra que descreve bem a série, vencedora de vários prêmios e aclamada pela crítica.

O jornal New York Times afirmou que foi "um final apropriado... mas foi também, pelo tom sombrio da série, com padrões quase calvinistas, um final relativamente feliz".

O crítico veterano Hank Stuever, do Washington Post, que geralmente arrasa séries em seus textos, foi apenas elogios. "Nunca houve um episódio chato em cinco temporadas", escreveu, antes de elogiar o final. "Como um crítico, eu tenho que finalmente encarar o fato de que minha série favorita (provavelmente de todos os tempos - eu tenho que pensar muito sobre isto) se foi", completou.

'Breaking Bad' deu vida ao tímido professor de química Walter White (Bryan Cranston), que descobre sofrer de câncer terminal de pulmão aos 50 anos. Ele vira um produtor de metanfetaminas e traficante de drogas para, segundo ele, deixar uma boa quantia de dinheiro para a família.

Com o passar do tempo, no entanto, o professor vira um impiedoso traficante e suas mãos ficam cada vez mais manchadas de sangue. White, ou Heisenberg (seu nome no mundo do crime) passa a ter muitas dificuldades para se manter concentrado em sua missão original.

O ator Bryan Cranston, que começou a carreira fazendo comerciais de pasta de dentes e de aspirina e, depois, tornou-se coadjuvante em várias séries de TV, disse que o papel de Walter White foi o mais importante da sua vida. Graças a ele, ganhou três vezes o Emmy de melhor ator.

Apesar dos elogios ao último episódio, alguns fãs lamentaram a quantidade de anúncios publicitários. "Para mim, francamente, a publicidade arruinou o episódio", reclamou uma conta no Twitter especializada em comentários sobre a série.

Mas com 30 segundos de publicidade negociados a mais por 250.000 dólares, o canal a cabo AMC conseguiu faturar bastante ao final de seu principal show. Ainda mais porque a emissora deu uma oportunidade a 'Breaking Bad' após uma primeira temporada que deixou a desejar em termos de audiência.

MAIS SOBRE MEXERICO