Festival gastronômico movimenta o fim de semana em Brumadinho

Tem risoto com azedinha, bolinho de taioba e até cachaça com flor de sabugueiro. O chef Érick Jacquin é um dos convidados

Fernanda Gomes* 06/09/2019 06:00
Fox Life/divulgação
Érick Jacquin, atração do MasterChef Brasil, vai dar aula-show no domingo (foto: Fox Life/divulgação)

Acho que as pessoas virão, porque querem prestigiar Brumadinho. E nós precisamos desse abraço. Então, venham nos abraçar”, convida a chef Flávia Parreira, que vai participar do 11º Brumadinho Gourmet, festa gastronômica que será realizada até domingo (8) na cidade da Grande BH.

Flávia comanda o restaurante Rota V8 Rock Bar, que bate ponto pela quarta vez no festival. “O evento dá muito trabalho, mas nós nos divertimos trabalhando”, brinca ela, que apresentará pratos à base das PANCs.

Tema desta edição, PANCs são as plantas alimentícias não convencionais. Entre elas estão bertalha, taioba, assa-peixe, ora-pro-nóbis e flores comestíveis.
“A região de Brumadinho conta com muitos produtores de PANCs. Queremos fazer uma homenagem a eles”, explica Júlio Toledo, da JP Cultural, que promove o evento. Outro objetivo do projeto é estimular a economia e a comunidade locais, muito abaladas depois da tragédia causada pelo rompimento da mina Córrego do Feijão, em 25 de janeiro.

Apaixonados por culinária terão a oportunidade de participar de aulas-show com os chefs Ivo Faria, um dos mais prestigiados do Brasil, e Érick Jacquin, conhecido por sua participação no reality MasterChef Brasil.

ATRAÇÕES

Letícia Dinis/divulgação
Risoto de linguiça com gremolata de azedinha, prato do Boi Vitório (foto: Letícia Dinis/divulgação)

Vão participar restaurantes da região de Brumadinho (Yakitori, Massa da Casa, Verdes Folhas, Alho Poró, Ticontrei e Rota V8) e de Belo Horizonte (Boi Vitório, Omilía e Chef Val Delícia). O preço dos pratos varia de R$ 20 a R$ 25. São cerca de 20 opções – entre elas, risoto de linguiça com queijo canastra, cogumelos, tomate assado e gremolata de azedinha; bolinho de taioba com catupiri e queijo de minas acompanhado por creme de milho; linguiça defumada com ragu de flor de beldroega; ravióli de espinafre; e banana chips com limão-capeta e flor de capuchinha. Tem até coquetel de jasmim e cachaça com flor de sabugueiro, violeta e rosas.

Também serão promovidas as competições Chef Brumadinho Gourmet, cujo vencedor ganhará bolsa de estudos em gastronomia e dirigirá um restaurante na próxima edição do festival, e Cozinheira de Mão Cheia, que premiará a melhor “piloto de fogão” da região de Brumadinho.

Além de as pessoas acompanharem a execução dos pratos e a votação do júri, vão conhecer Charles Saliba, o vencedor da última edição do Chef Brumadinho Gourmet.

A agenda inclui degustações de vinhos, cachaças e cervejas especiais, além de espaços gourmet idealizados por bares e restaurantes regionais. No sábado (7), tem show do sambista carioca Dudu Nobre.

As crianças terão a sua área. Sábado (7) e domingo (8), o festival oferecerá espaço kids, com brinquedos, oficinas, palhaços, mágico, perna-de-pau e contação de histórias.

“Quem puder, venha! Essa é uma chance de ver Brumadinho movimentada de novo”, convida Gabriel Trilho, chef do restaurante Omilía, que há três anos participa do festival. “A gente vai oferecer entretenimento, música, arte e um bom papo às pessoas”, completa Julio Toledo.

* Estagiária sob supervisão da editora-assistente Ângela Faria

Valéria Marques/divulgação
Ravióli de espinafre do Massa da Casa (foto: Valéria Marques/divulgação)


AULAS-SHOW
. Chef Ivo Faria
Sábado (7), às 11h
. Chef Érick Jacquin
Domingo (8), às 11h

11º BRUMADINHO GOURMET

Avenida Casa Branca, Praça Central de Brumadinho. Sexta (6) e sábado (7), 
das 10h à meia-noite; domingo (8), das 10h às 22h. Entrada franca. Informações: (31) 98866-3411. Programação: https://www.facebook.com/brumadinhogourmet

Ramon Lisboa/EM
Coxinha de jaca, atração da culinária vegana (foto: Ramon Lisboa/EM)

Festival vegano

A famosa coxinha de jaca é apenas uma das várias estrelas do 4º Festival Paraíso Veg, especializado em culinária vegana, que dispensa ingredientes de origem animal. Moquecas, sorvetes, bolos e queijos vegetais fermentados estão entre as ofertas.

Porém, o evento não se limita à degustação de comidas e bebidas. Sábado (7), das 10h às 11h, tem aula aberta de dança lindy hop, e às 14h, Luiz Pessah vai fazer show. Antes, às 11h30, o público poderá bater papo com Jorge Assis, representante da ONG Mercy For Animals.

O domingão (8) começa com aula de ioga de Keila Águida, às 10h. Das 11h às 12h, a roda de conversa será com Adriana Araújo, uma das fundadoras do Movimento Mineiro pelos Direitos Animais (MMDA). Às 13h, Rogério Assunção, coordenador da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) em BH, bate papo com o público sobre saúde e alimentação. A banda Relicário vai animar a festa na parte da tarde.

PARAÍSO VEG
Sábado (7) e domingo (8), das 10h às 18h. Odara, Rua Arthur de Sá, 380, Bairro União, (31) 3482-6152. Entrada franca.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA