Festival em BH aposta na paixão dos mineiros por comida japonesa

No domingo (7), acontece a 22ª edição do Festival de Comida Típica Japonesa na capital

por Augusto Guimarães Pio 05/04/2019 09:45
Marcos Vieira/EM/D.A Press
Iguarias típicas serão servidas no domingo (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press )
Iguarias do Japão já estão incorporadas ao cardápio de BH, haja vista a quantidade de restaurantes do ramo espalhados pela cidade. Com o objetivo de divulgar a cozinha oriental, a Associação Mineira de Cultura Nipo-Brasileira criou o Festival de Comida Típica Japonesa, que chega agora à 22ª edição. O evento será realizado domingo (7), a partir das 10h, na sede da entidade, no Bairro Nova Cachoeirinha.

Jorge Yotsumoto, presidente da associação, pretende reunir cerca de duas mil pessoas, o mesmo público que participou do festival em 2018. “A entrada é 1kg de alimento não perecível. Todos os anos, conseguimos arrecadar cerca de 2t de doações, que são repassadas a entidades carentes. Somos cerca de 350 associados – 150 famílias e 200 sócios individuais”, conta.

Vinte barracas oferecerão produtos típicos do Japão. “Na realidade, os pratos praticamente já são parte do hábito gastronômico dos mineiros. Os barraqueiros pertencem à associação. Uma parte é formada por gente que trabalha formalmente no ramo, donos de restaurantes e afins. A outra por donas de casa que preparam as delícias japonesas apreciadas em todo o mundo”, explica Jaqueline Teixeira, secretária da entidade e coordenadora do evento.

CARDÁPIO O público encontrará sushi (peixe com o arroz), sashimi (com salmão), hot filadelfia (sushi frito), kare (sopa de legumes com carne e arroz), yakisoba (macarrão com legumes e carne), udon (sopa de macarrão), tempurá (legumes empanados e fritos), gyoza (pastel cozido), harumaki (rolinho primavera), inari sushi (sushi com arroz e tofu frito), futomaki (sushi com alga nori) e okonomiyaki (panqueca japonesa), além dos doces dorayaki e manju. Os preços de porções e pratos variam de R$ 5 a R$ 20. Para beber, haverá cerveja, sucos, refrigerantes, água e caipisakê.

Estarão à venda vários produtos orientais – balas, doces, salgadinhos, arroz, macarrão e sakê, por exemplo. “Teremos também apresentações de taiko (tambores), dança japonesa e de karaokê”, informa Jaqueline Teixeira.

Outras atrações serão o Desfile de Lolitas – estilo de moda japonês cujas primeiras manifestações surgiram no fim da década de 1970 – e o cosplay, cujos participantes se fantasiam de personagens fictícios da cultura pop nipônica.

22º FESTIVAL DE COMIDA TÍPICA JAPONESA
Domingo (7), das 10h às 17h. Associação Mineira de Cultura Nipo-Brasileira. Rua Dom Lourenço de Almeida, 535, Bairro Nova Cachoeirinha. Informações: (31) 3428-1690, 3428-3199 e www.amcnb.com.br
 

MAIS SOBRE GASTRONOMIA