Um brinde a seu Olympio: restaurante homenageia garçom mais tempo ativo no Brasil

'Cantina do Lucas' oferece um brinde gratuito a quem pedir o prato batizado com o nome de seu famoso funcionário, falecido em 2003, e que completaria 100 anos este mês

por Carolina Cassese* 28/12/2018 10:47

Evandro Santiago/EM/D.A Press - 1983
(foto: Evandro Santiago/EM/D.A Press - 1983)
Para quem teve o nome incluído até no Guiness Book, não poderia ser diferente: o centenário de nascimento de Olympio Perez Munhoz, ou simplesmente seu Olympio (foto), não vai passar em branco na Cantina do Lucas. Afinal de contas, ele não era apenas um garçom, mas o garçom que ficou mais tempo ativo no Brasil – daí sua presença no livro dos recordes.


Domingo (30), Olympio completaria 100 anos. O restaurante vai oferecer um brinde gratuito a quem pedir o prato batizado com o nome de seu famoso funcionário, falecido em 2003. O Filet Olympio (R$ 47,70, individual) vem acompanhado de arroz de açafrão, ovo, molho, batata palha e brócolis. A promoção segue até 6 de janeiro.


Antônio Mourão, gerente da Cantina do Lucas, diz que até hoje Olympio é lembrado pelos frequentadores. “Os pais sempre contam histórias dele para os filhos. Se podemos dizer que o Lucas é patrimônio de Belo Horizonte, temos de reconhecer que o seu Olympio é um patrimônio da cantina e, consequentemente, da cidade.” O restaurante foi tombado em 1997.


Nascido em Santos (SP), Olympio recebeu o título de cidadão honorário de Belo Horizonte. Homem politizado, era comunista e fez oposição à ditadura militar. Protegia os clientes das investidas de agentes da repressão. Quando policiais entravam no Lucas, ele usava um código para alertar os militantes de esquerda. Chegava discretamente à mesa e dizia: “Hoje não tem filé cubano”.

* Estagiária sob supervisão da editora-assistente Ângela Faria


CANTINA DO LUCAS
Edifício Maletta. Avenida Augusto de Lima, 233, loja 18, Centro. Informações: (31) 3226-7153 e www.cantinadolucas.com.br

MAIS SOBRE GASTRONOMIA