Edição de verão do Botecar promove disputa entre 40 bares de BH

Priorizando pratos de raiz e tradição familiar, festival vai eleger cinco bares que participarão da sexta edição do festival, em abril

por Ana Clara Brant 07/11/2018 08:00
 Violeta Andrada/Divulgação
(foto: Violeta Andrada/Divulgação)
 

Uma gastronomia de raiz e com tradição familiar. Esse é o ponto em comum entre os 10 bares que estão na seletiva do Botecar de Verão 2018, que começa hoje e vai até 2 de dezembro. Desse número vão sair cinco que serão escolhidos pelo público e por jurados técnicos, que integrarão a lista da sexta edição do Botecar, prevista para abril de 2019. “Há três anos, a gente realiza essa prévia. Nós sempre recebemos solicitação de novos participantes. Acho muito importante dar essa oportunidade para novos botecos, ainda mais em Belo Horizonte, que tem uma diversidade enorme”, celebra o organizador do festival, Antônio Lúcio Martins.

A maior parte dos estabelecimentos que estão no Botecar de Verão nunca participaram de qualquer festival. Mas isso não é regra. “Pode acontecer que um bar que não foi bem numa edição anterior, e conseguiu resolver os problemas e atender aos requisitos, conseguiu voltar. Neste ano, temos um bar que funciona no mesmo endereço de um ex-participante. Mas é tudo diferente. O nome, o cardápio, os proprietários”, explica.

Os 10 novatos terão que passar na prova que pede criatividade com sabor e atendimento personalizado. Todos os pratos – que variam de R$ 12 a R$ 42,90 – já fazem parte do cardápio fixo dos participantes (veja a lista ao lado). Além dos que estão concorrendo, os 30 bares que tiveram melhor classificação no Botecar de abril também estarão na versão de Verão. “São 40 no total, mas só 10 estão na disputa. A gente incluiu os 30 de destaque do Botecar passado para que o público possa provar novamente os pratos de que gostou ou mesmo dar oportunidade para quem não pôde ir e conhecer”, salienta Martins.

SUSTENTABILIDADE
Uma das novidades do Botecar de Verão 2018 é o foco na sustentabilidade. Segundo o idealizador do festival, apesar de este ser um dos princípios do evento, a sustentabilidade será uma espécie de lema agora. Entre as ações, destaque para o estímulo à coleta seletiva e incentivo aos sistemas de iluminação econômica, como o LED; descarte consciente de óleo e resíduos; utilização de transporte público, apps, táxi ou caronas entre amigos, que, além de contribuir para a segurança no trânsito, ajuda na redução de emissão de CO2; e o uso consciente da água.

“Agora vamos concentrar e enfatizar nossas ações nessa questão. Nós brasileiros temos que entender que precisamos nos preocupar com isso e que tudo começa no nosso entorno. Somos socialmente responsáveis pela maneira como utilizamos os recursos disponíveis e sua relação com a natureza”, frisa Martins.

3ª edição do Botecar de Verão  
De hoje até 2 de dezembro
Participantes: 40 bares, sendo 30 que tiveram melhor classificação na edição anterior do evento e 10 que disputam vaga para abril de 2019
Informações: www.botecar.com.br


NA DISPUTA


Os 10 bares que competem por vaga no Botecar 2019 e seus respectivos pratos

1 -Bar do Helmio II (frango crocante)
2-Bar do Kxote (maçã de peito ao molho chandon)
3-Batatas Beer (carne de panela do Batata’s)
4-Caesar’s Bar (maçã de peito cozida com pãozinho)
5-Cafeteria da Fazenda (comida de vó – carne seca acompanhada de feijão andu, fubá suado e taioba)
6-Chico do Espeto (costelinha especial)
7-Chico do Peixe (filé de cascudo)
8 -London Barber e Pub (almôndegas ao molho cobertas com queijo canastra)
9-Primus’Bar e Restaurante (bisteca do Primus’s)
10 -Takos (mexican tastes – miniburritos, minitostaditas e mininachos recheados)

['__class__', '__cmp__', '__contains__', '__delattr__', '__delitem__', '__dict__', '__doc__', '__eq__', '__format__', '__ge__', '__getattribute__', '__getitem__', '__gt__', '__hash__', '__init__', '__iter__', '__le__', '__len__', '__lt__', '__module__', '__ne__', '__new__', '__reduce__', '__reduce_ex__', '__repr__', '__setattr__', '__setitem__', '__sizeof__', '__str__', '__subclasshook__', '__weakref__', 'clear', 'copy', 'fromkeys', 'get', 'has_key', 'items', 'iteritems', 'iterkeys', 'itervalues', 'keys', 'pop', 'popitem', 'request', 'setdefault', 'update', 'values', 'viewitems', 'viewkeys', 'viewvalues']

MAIS SOBRE GASTRONOMIA