Aproxima tem edição dedicada a produtos com selo de indicação geográfica (IG)

Feirinha terá Produtos típicos de algumas partes do Brasil nesse sábado

por Ana Clara Brant 10/08/2018 08:00
FRANCIELY EDUARDA/DIVULGAÇÃO
FRANCIELY EDUARDA/DIVULGAÇÃO (foto: FRANCIELY EDUARDA/DIVULGAÇÃO)
Indicação geográfica (que tem na sigla IG sua forma abreviada) é um registro conferido a produtos ou serviços característicos de seu local de origem, o que vale como uma distinção em mercados competitivos. O queijo do Serro e o da Canastra, a cachaça de Salinas, o cacau do Sul da Bahia e o socol (tipo de presunto cru capixaba) de Venda Nova do Imigrante (ES) são exemplos de produtos com IG. É a eles que a Feirinha Aproxima dedica sua edição deste sábado (11), que ocorre no entorno do Museu Histórico Abílio Barreto, na Cidade Jardim.


“Indicações geográficas são como um selo de qualidade. É um registro criado pelo Sebrae e pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) que agrega valor ao produto verdadeiro e autêntico e protege as regiões originais”, afirma Danila Maya, coordenadora do projeto Aproxima. Além das barraquinhas, o evento terá área kids e palestras educativas sobre os produtos e seus IGs.

Desde que foi criada, há quatro anos, a feira nunca trouxe produtos de fora de Minas Gerais, já que tem como objetivo principal valorizar o melhor da culinária e dos ingredientes mineiros. Danila ressalta que, além de degustar iguarias típicas de lugares como Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo e Bahia, o público poderá conhecer um pouco mais do que está por trás da produção de cada um desses alimentos na feirinha deste sábado.

“Como a nossa iniciativa promove essa aproximação com o produtor, os frequentadores poderão ter um contato mais estreito com quem faz o mel lá do Paraná, o socol no Espírito santo, o vinho da Serra Gaúcha ou o cacau baiano. Saber como funciona todo o processo de plantio, colheita, preparação e a história de cada um desses produtos. Isso é um dos aspectos mais bacanas da Feirinha Aproxima”, diz.

PRATOS
Para chamar a atenção para os ingredientes, os chefs participantes da feirinha vão cozinhar com pelo menos um IG. Serão cinco chefs convidados de outros estados: Gil Guimarães, Claude Capdeville e Leo Hamu (DF), Gladson (PR)  e Alessandro Eller (ES). Haverá também a participação dos chefs mineiros Eduardo Maya, Gabriel Trillo, Ederson Campos, Cidinha Lamounier, Cida Gomes e Carlo Zangrando.

Claude Capdeville vai prestar homenagem aos mineiros com o prato “Carta Fechada de Tomás Antonio Gonzaga”, que é uma massa de pastel recheada com queijo da Canastra (Indicação Geográfica), linguiça artesanal e couve, servida com geleia de pimenta à parte. O chef Gil Guimarães, da Baco Pizzaria e da Parrilla Burger, vai preparar uma pizza frita napolitana usando o queijo do Serro. Ele é o atual ganhador do Prêmio Dólmã, como o melhor chef do Distrito Federal. Já o mineiro Gabriel Trillo vai fazer uma paella brasileira usando a tradicional cachaça de Salinas, também uma IG.

“Quem for vai fazer uma viagem gastronômica pelo Brasil, mas, claro, com destaque para Minas. Valorizar os produtos regionais, a economia familiar e a gastronomia regional é uma tendência mundial e tem tudo a ver com sustentabilidade. E o mais bacana é que todo mundo tem a certeza de que está consumindo algo com certificado de qualidade e que não está levando gato por lebre”, diz Danila.

Feirinha Aproxima – Indicações geográficas e Marcas coletivas

Sábado (11), das 10h às 17h, no entorno do Museu Histórico Abílio Barreto (Ruas Bernardo Mascarenhas  e Josafá Belo, Cidade Jardim). Entrada franca.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA