Devido ao sucesso, Festival Botecar é prorrogado por mais duas semanas

Em sua quinta edição, evento que movimenta 38 bares de diferentes regiões da capital teve o prazo de votação prorrogado até 12 de maio

30/04/2018 17:14
Violeta Andrada/Divulgação
José Batista Martins, do Bar do Zezé, apresenta o prato Costela Atropelada na Estrada Real (foto: Violeta Andrada/Divulgação )

Os amantes dos bares de Belo Horizonte terão um tempo extra para degustar os tira-gostos inscritos na competição deste ano. Em sua quinta edição, o evento que movimenta 38 bares de diferentes regiões da capital teve o prazo de votação prorrogado até 12 de maio.

De acordo com Antônio Lúcio Martins, organizador do festival, a decisão de estender o Botecar deveu-se à demanda do público. “Os clientes nos pediram para aumentar o prazo de votação, uma maneira dos botequeiros conhecerem todos os pratos oferecidos pelo festival."
Túlio Santos/EM/D.A Press
Elisa Fonseca, proprietária do Bar da Lora, no Mercado Central, participa do festival com o prato Mix da Lora (foto: Túlio Santos/EM/D.A Press )

Um balanço prévio mostra que o movimento superou em 70% o esperado. Marcílio Diniz, proprietário do Armazém Medeiros, revela que em uma segunda-feira, dia em que normalmente o movimento é fraco, ele chegou a vender cinco vezes a mais com o festival. “Essa 5ª edição está muito mais movimentada do que a anterior. O festival é ainda uma boa maneira de trazer pessoas de diferentes regiões para conhecer os bares fora do seus circuitos de rotina”, comenta José Batista Martins, proprietário do Bar do Zezé.

Apuração dos votos


Nesta  5ª edição, o festival  traz o tema Estrada Real. O estabelecimento que obtiver a maior nota total será eleito campeão desta 5ª edição. Os preços dos pratos, que podem servir de duas até quatro pessoas, variam entre R$ 26,90 a R$ 36,90.

Violeta Andrada/Divulgação
O Bar du João apresenta o pout-pourri real reduzido (foto: Violeta Andrada/Divulgação )

O Botecar foi criado em 2014 com o objetivo de retomar as raízes da cultura tradicional de botecos, gerando um movimento de valorização, desenvolvimento e aprimoramento do segmento em Belo Horizonte. É legitimado pelo fato de ter entre os participantes alguns dos bares mais tradicionais e apreciados da capital.

Na 1ª edição, em 2014, o clima foi de Copa do Mundo: os pratos tiveram como pano de fundo a bola e seus astros. Já em 2015 foi valorizada a diversidade cultural mineira. Cada bar homenageou uma cidade de Minas Gerais com a qual tivesse ligações afetivas ou culturais. Em 2016 o tema foi Mineiridade, passando pela famosa cozinha seca dos tropeiros à suculenta cozinha das fazendas. Em 2017, com Quintais de Minas, a ideia foi buscar inspiração na horta, pomar, chiqueiro e galinheiro. E agora em 2018, o tema Estrada Real com toda sua peculiaridade gastronômica típica da cozinha dos tropeiros.


Promoções


Para estimular que mais pessoas deixem o carro em casa quando forem beber, a  Uber,  patrocinadora oficial do Botecar 2018, preparou promoções para os participantes aproveitarem a prorrogação do festival.

A empresa oferece um desconto especial com a promoção Em Busca do Petisco Perfeito, que será válida aos sábados durante toda a temporada. Para participar, o usuário deve sair de um dos bares do festival com destino a outro para ganhar descontos progressivos, que podem chegar a 30%. Quanto mais bares visitar, maior é o desconto. A lista completa de bares participantes está disponível em https://t.uber.com/temporadadebotecos.

Além disso, a promoção Botequeiro de Responsa Vai de Uber foi criada para incentivar os usuários a voltarem para casa de Uber, após beberem durante a semana. É também um incentivo para facilitar a chegada ao trabalho no dia seguinte, após curtir um Happy Hour nos botecos da Temporada: aqueles que forem embora do bar de Uber, recebem 20% de desconto para a viagem da manhã seguinte.

Para quem quiser, além de provar as delícias, pagando com o Interpag (via QR Code, no aplicativo do banco), os clientes ganham 20% de desconto nos pratos. E a Cachaça Decisão está  blitz nos bares do Botecar com degustação do produto.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA