Santa Tereza, famoso pela boemia, vai inaugurar seu primeiro café

O espaço gastronômico Café Divino Bistrô será aberto em uma casa centenária na Praça Duque de Caxias

por Carlos Altman 29/05/2017 12:15

Carlos Altman/EM
O café vai priorizar charme, bom gosto, boa gastronomia e, o melhor, preço justo (foto: Carlos Altman/EM)

O tradicional bairro boêmio de Santa Tereza, na Zona Leste de Belo Horizonte, é famoso por conta de seus botecos, bares e restaurantes. Mas, agora, vai inaugurar seu primeiro café em um endereço aconchegante, no ponto mais importante, na Praça Duque de Caxias. O Café Divino Bistrô, pensado nos moldes dos cafés parisienses, vem com a proposta de conciliar bom gosto e qualidade no atendimento.

O café fará parte do encantador local onde já funciona a loja Aluízio Casa, do designer e artista plástico Aluízio Figueiredo. A loja é um mix de ambientes que promove a integração de vários setores como decoração, vestuário, moda feminina e brechó. Agora, estará completo com o empreendimento gastronômico. “Sentia uma necessidade urgente em poder saborear um bom café ou capuccino aqui em Santa Tereza. Em minhas viagens pela Europa, sempre dediquei um tempo para apreciar a gastronomia desses lugares encantadores. Como aqui não tinha café, decidi então que era a hora de investir nesse segmento”, diz o empresário mineiro.

Quem conhece ou já visitou a loja percebe uma atmosfera diferente de tudo o que se viu. A casa antiga, com mais de 100 anos, é tombada pelo patrimônio histórico do município. Dentro dela, o bom gosto está em cada detalhe – dos objetos de decoração ao mobiliário. As peças de design desenvolvidas pelo artista plástico Aluízio Figueiredo são o carro-chefe da loja, instalada no local há 16 anos.

DEMANDA
Carlos Altman/EM
Para o artista plástico Aluízio Figueiredo, o café vai atender uma demanda no bairro boêmico (foto: Carlos Altman/EM)
A capital mineira é carente de cafés ou bistrôs, vistos regularmente em outras capitais. A maioria se encontram dentro de shoppings ou em regiões nobres. A chegada do Café Divino Bistrô vai atender a uma demanda reprimida ávida por um tipo de gastronomia que vai além de uma simples lanchonete ou padaria de bairro. “Não concordo que a boa gastronomia precisa ter custo alto para os clientes. Quero que ele se sinta em um ambiente aconchegante, que possa ter o prazer de desfrutar uma culinária refinada e sair daqui sabendo que pagou um preço justo, avalia Aluízio.

No café, a decoração não será diferente. As louças modernas têm um quê de casa de vó, com suas belas estampas floridas. Outro detalhe será a presença das pombas nos ambientes. O café faz uma homenagem ao Divino Espírito Santo. Como diz Aluízio Figueiredo: “Não poderia ser diferente em um bairro que tem santo no nome. A religiosidade mineira estará presente no café com as graças do Divino”.

Inicialmente o espaço será apenas do Café, mas a ideia é que até o fim do ano o bistrô esteja funcionando com a proposta de oferecer um menu único, como os praticados nos eventos do Restaurante Week, diferenciados e com preços mais competitivos. Entrada, prato principal e sobremesa por menos de R$ 20 por pessoa.


SERVIÇO

Café Divino Bistrô
Praça Duque de Caxias, 316, Santa Tereza/BH
Abertura: 1º de junho
O Café Divino Bistrô vai funcionar de quarta a sexta-feira, das 17h às 21h. Sábado, das 10h às 20h. Eventualmente, abrirá no domingo. Será avisado pelas redes sociais.
Reservas e informações: (31) 3463-3111
Facebook e Instagram @cafedivinobistro
cafedivinobistro@gmail.com

MAIS SOBRE GASTRONOMIA