Aprenda receitas indianas para sua ceia de réveillon

Na Índia, a passagem do ano também é celebrada cercada de brilho e festas. Saia do convencional e surpreenda na virada com uma ceia saborosa e cheia de personalidade

por Izabella Figueiredo 27/12/2015 11:13
Na Índia, é costume comemorar o Natal e réveillon em um mesmo feriado, o Divali. Comemorado de acordo com o calendário lunar, o Divali não tem data fixa, mas é sempre realizado entre outubro e novembro. Conhecido como o “festival das luzes”, a festa é uma das ocasiões mais aguardadas pelos indianos porque celebra a vitória do bem contra o mal, ou o retorno de Sita e Rama ao reino de Ayodhia. “Durante essa volta para o reino, os habitantes teriam acendido milhares de lamparinas para marcar o caminho, por isso o hábito de iluminar as casas”, contou Leonardo Ananda, vice-presidente da Câmara Brasil-Índia e proprietário do restaurante indiano Maharaj.

Assim como no Brasil, os indianos adoram se preparar para as festas: vestem roupas coloridas compradas especialmente para a ocasião e preparam saborosos banquetes para festejar a passagem do ano. “As pessoas costumam celebrar de maneiras diferentes, seja em casas noturnas, luxuosas festas particulares ou mesmo em cinemas”, explicou Leonardo, que já participou da festa inúmeras vezes. “O importante é não passar em branco e comemorar muito essa noite especial.” 

Sem desmerecer o nosso bom e tradicional peru com farofa, se existe algo que os indianos sabem fazer muito bem é preparar um menu digno de comer de joelhos para celebrar a chegada do ano. “Toda boa festa tem que ter uma comida à altura e no Divali não poderia ser diferente”, argumentou o chef Sunil Badhari, indiano que assume a cozinha do Maharaj desde 2012. Embora no Divali o grande destaque do menu sejam os doces, “para atrair doçura no ano que vai chegar”, o chef preparou uma refeição completa com direito a couvert, entrada, prato principal e sobremesa para o Degusta.

Já que a ideia é esmerar, Sunil cumpriu bem o combinado usando ingredientes, temperos e especiarias típicos do país. A começar pelo couvert, que traz pães assados no tandoor (forno de barro tipicamente indiano), passando pela entrada, que oferece peixes e legumes ao molho de especiarias, o chef pensou com muito carinho nos pratos principais: chole puri (grão-de-bico preparado com especiarias e pão frito), daal malika (lentilhas preparadas com masala) e raan maharaj lamb shank (stinco de cordeiro ao molho curry e chatpata aloo – espécie de purê de batata – e especiarias indianas). Para finalizar, duas sobremesas de dar água na boca: suji halwa (semolina cozida ao leite, manteiga, amêndoas e pistache) e mangoo bengal (manga exótica flambada com sorvete de creme).
Juarez Rodrigues/em/d. a press
Stinco de cordeiro ao molho curry (foto: Juarez Rodrigues/em/d. a press)

Stinco de cordeiro ao molho curry (serve seis pessoas)

>>  Ingredientes

6 pernis de cordeiro (cerca de 300g cada);12 dentes de alho; um pouco de gengibre descascado; ½  xícara de iogurte natural; 1 ½  colheres de chá de garam masala (mistura de especiariais moídas ); ¼ de xícara de óleo vegetal;  8 cebolas pequenas cortadas ao meio e em formato meia-lua; 6 tomates médios picados grosseiramente; 1 ½  colheres de sopa de coentro moído; 1 colher de sopa de cominho em pó; 1 ½  colheres de chá de pimenta caiena; 1 ¼  colher de chá de açafrão; 1 ½  colheres de chá de sal; 1 copo de rum escuro; 1 colher de chá de açafrão; coentro fresco picado para guarnecer. 
 
>> Modo de fazer

Retire qualquer excesso de gordura dos pernis, tomando o cuidado para não puxar a carne do osso. Com a ponta de uma faca perfure a carne. Em um belnder, moa o alho, o gengibre e ¼  de xícara do iogurte até formar uma pasta lisa. Transfira para uma tigela e misture com o resto do iogurte e o garam masala. Coloque o cordeiro em um prato raso e marine na pasta. Reserve. Aqueça o óleo. Adicione a cebola. Refogue até dourar escuro por cerca de 10 a 15 minutos, mexendo sempre para não queimar. Adicione o tomate, misturando bem, e continuar a refogue até uniformizar. Adicione o coentro, cominho, a pimenta caiena, e açafrão. Cozinhe até o óleo ir para o outro lado da panela. Adicione cuidadosamente três dos pernis para a panela e doure-os por todos os lados durante cerca de cinco minutos. Repita com pernis restantes. Volte os pernis para a panela e cozinhe por mais 4 a 5 minutos em fogo alto, virando os pernis de vez em quando. Adicione sal, misturando bem. Abaixe o fogo, tampe e cozinhe por 1 hora, virando os pernis uma ou duas vezes para que elas absorvam o masala uniformemente. Adicione o rum, o açafrão e cozinhe por mais 45 minutos, ou até que a carne fique bem macia. Coloque em uma travessa. Decore com coentro e sirva.   

Chatpata Aloo

>> Ingredientes

6 batatas cozidas; 1 pimentão verde picado; 1 ½ colher de chá de suco de limão; 3 colheres de chá de coentro picado; 2 colheres de chá de alho esmagado; 3 colheres de chá de purê de tomate; 1 ½ colher de chá de pimenta vermelha em pó; sal a gosto; ½ xícara de água; 3 colheres de sopa de óleo   

>> Modo de fazer

Retire a pele e corte as batatas cozidas em cubos pequenos. Em uma tigela, misture purê de tomate , alho, sal, pimenta vermelha em pó , coentro, limão , pimentão verde e um pouco de água. Em uma panela, coloque o óleo em fogo e em seguida, adicione (2) pasta de tomate purê. mexa bem. Adicione as batatas cozidas e misture bem. Adicione água e deixe cozinhar até que o molho se torne espesso . Sirva quente.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA