Fernanda Montenegro diz sofrer preconceito por atuar: 'Ator é burro'

Recentemente, a artista foi eleita para a cadeira 17 da Academia Brasileira de Letras (ABL)

Reprodução/O Globo/Foto: Leo Aversa
Fernanda Montenegro (foto: Reprodução/O Globo/Foto: Leo Aversa)

Em entrevista cedida para Bolívar Torres , do jornal O Globo , a atriz Fernanda Montenegro   explicou o motivo pelo qual afirma que é "apenas uma atriz". Durante o bate-papo, ela também declarou que sua profissão é alvo de preconceitos. 

"O ator faz a criação na pele. Mas ainda é uma profissão que sofre preconceito, até do ponto de vista intelectual. 'Ator é burro', 'ator não pensa, ator fala'… Você pode ser um mau escritor que não tem importância. Mas você não pode ser um mau ator porque senão você não existe. Publicamente você não pode propor outros caminhos. Ou você é ou não é. Não há subterfúgios” , disse a atriz de 92 anos. 

Recentemente,  Fernanda   foi eleita para a cadeira 17 da A cademia Brasileira de Letras ( ABL ). Ao complementar, a famosa revelou os detalhes de como está se preparando para iniciar a vida acadêmica.

"Estou lendo a biografia de meu antecessor e discursos históricos de posse. Estou completamente entregue ao conhecimento interno da Academia. (…) Agora estou diante de um mundo completamente novo para mim, que é entrar para uma Academia com a dimensão histórica que tem” , declarou. 

 

Pela ótica teatral,  Montenegro  afirma que enxerga sua estreia como tal. "De certa forma, é isso. Com o passar dos anos, você vê todo o processo da vida como se fosse um texto de personagens que vai ter que carnificar. Isso vai ficando na vida do dito ator ou atriz. Quanto mais você é devoto e vocacionado, mais você se “deforma” diante dos fatos da vida. E eu sou devota” , explicou.