Morre Mário Monjardim, dublador de Salsicha em Scooby-Doo e de Pernalonga

Monjardim ficou famoso por dar voz a personagens icônicos dos desenhos animados

Divulgação
Mário Monjardim (foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira (30/07), o dublador Mário Monjardim faleceu aos 86 anos, poucos dias após a morte de Orlando Drummond. Mário sofreu um AVC no ano passado e era pai do diretor de dublagem Júlio Monjardim.

 

O dublador era famoso por dar voz a personagens icônicos como Pernalonga em Looney tunes e Salsicha em Scooby-Doo, formando dupla com o amigo Drummond, que dava voz ao cachorro. Ele também dublou Frangolino e Capitão Caverna.

 

Mário foi casado com Adriana de Abreu Rodrigues, irmã do jornalista Fabiano de Abreu. Os dois estavam separados e são os pais da dubladora Giulia Monjardim, voz em diversos desenhos famosos entre eles, Os Padrinhos mágicos e canções da Disney

 

Mário Monjardim nasceu em 16 de janeiro de 1935, em Vitória. Começou a carreira em 1954 na Rádio vitória. Logo depois, o dublador foi para a TV Globo, participando de programas como Chico Anysio show e Os Trapalhões. Começou a trabalhar com  dublagem em 1958, na icônica Herbert Richers. Além disso, trabalhou na ZIV, Rio Som, Cine Castro, TV Cine Som,e Dublasom Guanabara, Televox, Tecnisom, Peri Filmes, Croma, Delart, Sincrovideo, Double Sound, entre outras, segundo o site O Tempo

Mário também atuou na Wan Macher e Cinevídeo. Nos últimos anos, trabalhou na Delart, com alguns trabalhos na Audiocorp, e na Áudio News, até se afastar da dublagem após sofrer o AVC.

 

Nas redes sociais, os internautas lamentaram a morte do dublador e compartilharam diversas homenagens ao artista.