José de Abreu derrota Carlos Vereza na Justiça depois um ano

Os dois discutiram em janeiro de 2020 e Abreu chamou o colega de 'fascista'

Divulgação/TV Globo
José de Abreu e Carlos Vereza são ex-colegas de TV Globo (foto: Divulgação/TV Globo)
 

José de Abreu e Carlos Vereza protagonizaram, há pouco mais de um ano, uma discussão via Twitter por causa de Regina Duarte, que na época, aceitou o convite para a Secretaria de Cultura do governo Bolsonaro e promoveu um racha no meio artístico.

Divulgação/Presidência
Regina Duarte integrou a Secretaria de Cultura do governo Bolsonaro (foto: Divulgação/Presidência)

Em janeiro do ano passado, o desentendimento entre os atores causou o início de um processo judicial. Vereza se sentiu ofendido e acionou o colega na Justiça com uma queixa-crime. A ação, então, passou a correr na 34ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio e foi rejeitada no mês passado. 

 

O juiz Rudi Baldi Loewenkron entendeu que o réu, no caso José de Abreu, não cometeu os crimes alegados pela defesa de Vereza. E para o magistrado, o bate-boca na internet não causou abalo na reputação de Carlos. 

“A palavra fascista, considerada pelo apelante para caracterizar o crime, é um adjetivo. Apoiar fascista não é um fato, um acontecimento, é um termo que se utiliza de forma pejorativa. Porém, não configura o crime em tela porque não foi atribuído ao querelante um fato ofensivo à sua reputação”, disse o juiz.

 

Vereza, na ocasião do desentendimento, pediu a José que respeitasse a escolha de Regina. “Alô, José de Abreu! Respeite a Regina Duarte! Respeite as escolhas diferentes das suas! Sempre te tratei com afabilidade, aceitando seu ponto de vista em questões ideológicas. Por que vibrar sempre no ódio, nas baixas energias? Procure em você o lado mais generoso, que, com certeza, possui”, disse o ator. 

Reprodução/Facebook
Vereza era apoiador de Bolsonaro até abril do ano passado, quando anunciou publicamente que "não dava mais" (foto: Reprodução/Facebook)
 

Em resposta, Abreu chamou os colegas de fascistas. “Meu caro colega, Carlos Vereza. Achei muito bonito seu apelo para que eu respeite Regina Duarte. Mas, infelizmente, eu não respeito nem fascistas nem quem os apoia, como você e ela”, disparou em seu twitter.

O ex-global se revoltou e chamou Vereza de sem caráter. “Achei bonita sua hipocrisia, sua falta de caráter e memória, digna de um esclerosado que costuma falar com supostos aliens, considerados ‘espíritos superiores’ que vieram visitá-lo em discos voadores, como se pode ver em um vídeo postado na rede”, completou José.

 

Os tweets fazem parte de um grande 'fio' postado pelo ator em resposta a Carlos, que você pode ver na íntegra aqui. Hoje, Abreu fixou em seu perfil no Twitter uma notícia do portal UOL, que comenta a derrota de seu ex-colega de TV Globo para ele, confira: