Atriz de Buffy, a Caça-Vampiros acusa Joss Whedon de assédio moral

Charisma Carpenter publicou declaração em sua conta do Twitter

Reprodução
Charisma Carpenter e Joss Whedon (foto: Reprodução)
Nesta quarta (10/2), em um longo desabafo em sua conta pessoal do Twitter, Charisma Carpenter, que viveu a personagem Cordelia Chase no seriado Buffy, a Caça-Vampiros e em seu spin-off, Angel, acusou Joss Whedon de abuso.

Joss Whedon abusou de seu poder em várias ocasiões enquanto trabalhávamos juntos nas filmagens de Buffy e Angel. Enquanto ele achava seu mau comportamento engraçado, isso só servia para aumentar minha ansiedade, me enfraquecer e me afastar de meus colegas", disse a atriz na declaração.

Criador do seriado Buffy, a Caça-Vampiros e diretor de Os Vingadores (2012) e Vingadores: Era de Ultron (2015), Joss Whedon também finalizou A Liga da Justiça (2017). Segundo a atriz, “quando Ray Fisher [Ciborgue, de A Liga da Justiça] acusou Joss de comportamento abusivo e antiprofissional com o elenco e a equipe, aquilo me destruiu”.

Carpenter também declarou que foi ofendida pelo roteirista e diretor. "Ele usava ameaças passivo-agressivas de que iria me demitir, o que acaba com a autoestima de uma nova atriz. Ele insensivelmente me chamava de "gorda" para meus colegas quando eu estava grávida de quatro meses. Ele era mau, criticava os outros abertamente, tinha seus favoritos, colocava as pessoas umas contra as outras para pleitearem por sua atenção e aprovação".
 
Reprodução
Charisma Carpenter fez Cordelia Chase em Buffy (foto: Reprodução)
A atriz ainda diz que Whedon recusou várias ligações de seus agentes, que tentaram informá-lo sobre a gravidez da atriz durante uma pausa na produção da série. Quando as filmagens voltaram, o roteirista a chamou para uma reunião.

"Ele me perguntou se eu iria 'ficar com o bebê', e usou de minha situação como mulher e de minha fé contra mim. Em seguida, ele atacou a minha personagem, zombou das minhas crenças e me acusou de sabotar a série [...] ele me demitiu sem nenhuma cerimônia"

Charisma Carpenter, atriz, em declaração

 

Carpenter conclui dizendo que levou muito tempo para criar coragem para fazer essa declaração em público, e que ainda sente os efeitos dos acontecimentos. “Como uma mãe solteira cujo sustento da família depende do meu trabalho, eu estou com medo. Apesar do meu receio acerca do impacto disso no meu futuro, não posso continuar em silêncio”. 

Veja a declaração completa da atriz Charisma Carpenter: