Relembre papéis marcantes de Flávio Migliaccio

Ator foi encontrado morto nesta segunda-feira e recebeu homenagens em redes sociais

Estado de Minas 04/05/2020 16:03

Ipanema Filmes /  Reprodução
Filme de 1971, escrito e dirigido também por ele, lançou seu mais famoso personagem (foto: Ipanema Filmes / Reprodução)
Dono de vários papéis cômicos na TV e no cinema, ao longo de mais de 60 anos de carreira, o ator Flávio Migliaccio morreu nesta segunda-feira (4/5). O ator, de 85 anos, estava em seu sítio na Serra do Sambê, em Rio Bonito, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro e foi encontrado morto pelo caseiro. A informação foi dada pelo colunista Ancelmo Gois, do jornal o Globo. .
Ao longo do dia, o ator recebeu muitas homenagens no Twitter e no Instagram, principalmente por parte de outros artistas. No Twitter, o dramaturgo Walcyr Carrasco postou: “Outra notícia triste do dia: o falecimento do ator Flávio Migliaccio, aos 85 anos. Flávio era um querido e trabalhou comigo em “Eta Mundo Bom” (no ar atualmente no Vale a Pena Ver de Novo). Desejo muita força pra toda a família e amigos neste momento. Descanse em paz!”.
O ator Bruno Gagliasso postou uma foto com Migliaccio no Twitter e escreveu: “Meu amigo foi descansar desse mundo estranho...... Palmas para Flávio Migliaccio”.

O humorista Lucio Mauro Filho postou uma longa homenagem, relembrando alguns dos grandes papeis de Flávio Migliaccio

.

Em 1971, escreveu e dirigiu Aventuras com Tio Maneco, interpretado também por ele. Acabaria se tornando seu personagem mais conhecido. Tratava-se de um tio descolado e atrapalhado que leva os sobrinhos para uma divertida epopeia no interior do país. O sucesso rendeu ainda outras tramas ao personagem, como Maneco, o super tio (1978) e o mais recente Os porralokinhas, de 2007, dirigido e escrito por Lui Farias.

O tio Maneco também teve sua versão na TV, em As aventuras do tio Maneco, lançada em 1978, pela TVE. Na televisão foram múltiplos papéis, desde 1972, quando estreou na na Globo, com a novela O primeiro amor, em que vivia Xerife. O carisma do personagem deu origem ao seriado Shazan, Xerife & Cia, exibido até 1974, com grande apelo entre o público jovem.

Por décadas, atuou em várias novelas e minisséries, além de seriados e programas de humor. A lista inclui Viva o Gordo, Chico Anysio show, O astro (1977), Rainha da sucata (1990), A próxima vítima (1994), As filhas da mãe (2001), Senhora do destino (2004), América (2005) e Sete pecados (2007), Caminho das índias (2008), entre outros. Sua última participação na TV foi em 2019, na novela Órfãos da terra. No folhetim, ele interpretou Mamede Aud.

MAIS SOBRE E-MAIS