Prefeito Alexandre Kalil cancela performance LGBT da Virada Cultural

Espetáculo da Academia Transliterária convida o público a coroar a 'Nossa Senhora das Travestis'; comunicado foi feito por meio da conta de Kalil no Twitter.

por Estado de Minas 19/07/2019 12:20
None


O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, cancelou o evento Coroação da Nossa Senhora das Travestis, do grupo teatral Academia Transliterária, que convida o público a coroar a 'Nossa Senhora das Travestis'. O anúncio foi feito por meio da conta do chefe do executivo no Twitter.

 

 

 

Para justificar sua decisão, Kalil alegou defesa da liberdade religiosa. "Sou católico, devoto de Santa Rita de Cássia. Fiquem tranquilos, ninguém vai agredir a religião de ninguém", afirmou o chefe do executivo. 

 

 

 

O cancelamento da peça teve grande repercussão nas redes sociais. "Ou você é simpatizante LGBT ou é devoto e católico. As duas coisas não dá pra ser. Prefeito político", criticou um seguidor. "As vezes fico pensando naquele versículo: Amai uns aos outros como a si mesmo e na recepção de Jesus com Maria Madalena (se não sabem ela era uma prostituta)", disse outro. 




Houve quem apoiasse a medida tomada pelo prefeito. "Contamos com a sua colaboração para impedir esse absurdo.", comentou uma seguidora.

 

Através de sua assessoria de imprensa, o Instituto Periférico, organização da sociedade civil (OSC) selecionada por edital para realizar a Virada Cultural junto com a Prefeitura, confirmou o cancelamento. Confira a nota:

 

"A organização da Virada Cultural de Belo Horizonte informa a suspensão da performance da Academia Transliterária, uma das 447 atrações previstas na programação.
Ao ser selecionada por meio de um chamamento público, em nenhum momento houve intenção de ferir a crença religiosa de qualquer pessoa ou grupo. Mas na medida em que uma parte da sociedade sentiu-se duramente ofendida, optou-se, então, pela suspensão da atividade.
A Virada Cultural de Belo Horizonte é um evento que preza pela pluralidade e que tem como objetivo a convivência pacífica e harmônica entre todos os cidadãos".

 

Polêmica

 

O cancelamento da peça Coroação da Nossa Senhora das Travestis atende a uma petição online. Assinada por mais de 15 mil pessoas, o documento solicita ao prefeito Kalil a anulação do evento por considerá-lo uma blasfêmia e afronta contra os cristãos. 

 

"Senhor Prefeito Alexandre Kalil, os cristãos e todos os homens de boa vontade vêm pedir o cancelamento do evento 'Academia TransLiterária', previsto para acontecer no dia 20/07, sábado, na Virada Cultural de Belo Horizonte. A razão é que foi autorizada pela Secretaria de Cultura de Belo Horizonte, a realização de uma blasfêmia 'Coroação da Nossa Senhora das Travestis'. Tal ato é uma afronta grave e direta contra o sentimento religioso dos cristãos, majoritários no Brasil e em Belo Horizonte", diz o texto.

O movimento ganhou adesão do deputado federal Eros Biondini, que publicou vídeo em que classifica a performance de  "zombaria com a fé de um povo inteiro".  

 

 

MAIS SOBRE E-MAIS