Kevin Spacey fica livre de acusação de agressão sexual

Caso em que jovem acusava ator de tê-lo assediado e tocado seu corpo em um bar de Massachusetts foi arquivado. Acusador se recusou a depor e entregar o celular

por Redação EM Cultura 17/07/2019 19:00

AFP
Kevin Spacey é ouvido pela Justiça sobre a acusação, em janeiro deste ano (foto: AFP)

Kevin Spacey ficou livre da acusação de agressão sexual contra um jovem de 18 anos, que teria ocorrido em um bar em Massachusetts, nos Estados Unidos, em 2016. Os procuradores desistiram nesta quarta-feira (17) de levar o caso a julgamento e o arquivaram, diante da recusa do acusador de Spacey em depor.

Astro do cinema, duas vezes vencedor do Oscar e protagonista da série House of cards, Spacey viu sua carreira ruir após essa e outras acusações de assédio sexual.

A denúncia por atentado ao pudor e agressão ocorreu no final de 2018, após o surgimento de várias outras acusações de agressão sexual contra jovens seguindo os passos do movimento #MeToo.

Nenhuma das outras acusações, tanto nos Estados Unidos como em Londres, levou a um processo penal.

No caso de Massachusetts, o celular da suposta vítima é chave: o jovem o utilizou para gravar a suposta agressão e para comentar com a namorada e um grupo de amigos o ocorrido. Na acusação, ele diz que Spacey o tocou sem seu consentimento. A defesa de Spacey, no entanto, argumentava que havia mensagens que inocentavam o ator e requisitou que o aparelho fosse revisado pela Justiça.

 

Consultado sobre o que fez com o telefone e as mensagens, o jovem garantiu que não apagou nada, mas quando foi advertido de que qualquer manipulação do telefone poderia significar um processo contra ele, a suposta vítima recorreu à Quinta Emenda da Constituição, que lhe permite manter silêncio para não se incriminar.

A mãe do jovem, a apresentadora de televisão Heather Unruh, admitiu ter apagado algumas imagens do telefone que poderiam envergonhar seu filho antes de entregá-lo à polícia, mas garantiu não ter alterado nada ligado à suposta agressão.

O advogado Alan Jackson, que representa o ator, insinuou que foram apagados textos nos quais a suposta vítima – fã de Kevin Spacey – revelaria ter consentido com o toque.

 

A decisão de arquivar o caso foi tomada por "indisponibilidade da testemunha reclamante". 

MAIS SOBRE E-MAIS