Acusador de Kevin Spacey diz ter vídeo de assédio

Segundo denúncia, jovem que trabalhava em bar se aproximou do ator como fã para pedir uma foto, filmou o momento em que foi tocado na perna e enviou o registro para a namorada

por Estado de Minas 28/12/2018 09:40
KEVIN WINTER/AFP
(foto: KEVIN WINTER/AFP)
O homem que acusou o ator Kevin Spacey de agressão sexual em uma localidade turística perto de Boston em 2016 filmou parte do ocorrido, segundo a denúncia. O ator americano, de 59 anos, estrela da série House of Cards e ganhador de dois Oscars, será acusado formalmente no tribunal da ilha de Nantucket em 7 de janeiro, por “agressão sexual com lesões a uma pessoa com mais de 14 anos”. Se for considerado culpado, poderá ser condenado a até cinco anos de prisão.
William Little, que tinha 18 anos no momento da suposta agressão, em julho de 2016, contou à polícia que enviou mensagens pelo Snapchat, entre elas um vídeo, para sua namorada, quando estava no bar-restaurante Club Car de Nantucket, com o ator, segundo a denúncia.

Little era funcionário no Club Car e, naquela noite, ficou no restaurante após seu expediente para ver Kevin Spacey, de quem era fã. Após se apresentar ao ator e afirmar ter 23 anos – no estado de Massachusetts, a idade mínima para o consumo de álcool é 21 anos – começou a beber com ele, primeiramente cerveja e, depois, uísque.

Segundo o texto, Spacey então convidou o jovem a ir para sua casa com outros amigos. Little recusou o convite, suspeitando que o ator estava tentando seduzi-lo, mas ficou no bar porque “queria uma foto com Spacey, algo para o Instagram”. O ator então começou a molestar sexualmente o jovem, colocando sua mão por cima da calça dele, segundo o texto.

MENSAGENS Little tentou afastar Spacey, ao mesmo tempo em que trocava mensagens com sua namorada sobre a agressão. Como ela não estava acreditando nele, Little enviou um vídeo do ator colocando a mão em sua calça. O jovem então deixou o bar, seguindo o conselho de uma mulher que viu que “ele estava aflito”. Ele voltou ao trabalho no dia seguinte e informou ao dono do bar sobre o incidente, disseram os documentos do tribunal.

A mulher aparentemente não pôde ser encontrada pela polícia, por não fazer parte das testemunhas mencionadas na denúncia.
Ao voltar para a casa de sua avó, onde estava morando naquele verão, o jovem relatou os fatos para sua irmã e, no dia seguinte, para sua mãe, a jornalista Heather Unruh, a primeira pessoa a falar publicamente desta agressão, em novembro de 2017.
Contactada, a advogada de Spacey não respondeu ao pedido de declarações.

A acusação de Nantucket é a única que chegou a ser formalizada como denúncia, mas há outras investigações em andamento contra Kevin Spacey, em Los Angeles e Londres, onde ele dirigiu o teatro Old Vic durante 11 anos.

O ator não aparece em público desde as primeiras acusações contra ele, em outubro de 2017, no início do movimento #MeToo. Ele foi afastado da última temporada de House of cards e eliminado do filme de Ridley Scott Todo o dinheiro do mundo, no qual foi substituído por Christopher Plummer.

Na segunda-feira passada (24), Spacey postou na internet um vídeo ambíguo, no qual parece responder às acusações de abuso sexual dirigidas a ele encarnando o personagem de Frank Underwood, o político que interpretava em House of cards. “Se não paguei pelas coisas que ambos sabemos que fiz, certamente não vou pagar pelas que não fiz”, diz no vídeo, dirigindo-se ao telespectador.

O vídeo gerou fortes críticas, por exemplo, das atrizes Alyssa Milano e Patricia Arquette. A atriz americana Ellen Barkin classificou-o como “muito perturbador”. “Talvez porque os crimes de Frank Underwood sejam imaginários, enquanto os de Kevin Spacey não”, tuitou ela. (AFP)

MAIS SOBRE E-MAIS