Casa Branca Fest terá cinema ao ar livre, shows e ato para relembrar rompimento de barragem

1º Festival de Arte e Cultura de Casa Branca é neste fim de semana. Programação inclui ainda show com Flávio Renegado, oficinas, teatro, miniconcertos e perfomances

19/06/2019 10:46
Reprodução
Cena do filme "Antes que eu me esqueça", que será exibido ao ar livre nesta sexta-feira, no Casa Branca Fest (foto: Reprodução)

Elaborado de forma solidária e colaborativa, a primeira edição do Casa Branc Fest promete levar arte e cultura para moradores do povoado e turistas nesta sexta-feira e sábado. Serão cerca de 30 atividades, desde cinema ao ar livre até oficinas, teatro, perfomances, miniconcertos, coral e shows.

O evento, que oferece mais de 12 horas de programação diária e gratuita, vai ocupar três espaços: o estacionamento da Pousada Vista da Serra, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e a Quadra do bairro Jardim Casa Branca. A ideia surgiu entre quatro amigos que vivem em Brumadinho e atuam na área artística.

Dudude Herrmann (bailarina, diretora e coreógrafa), Fred Paulino (artista, designer e curador), Thais Mol (especializada em moda e cinema documentário) e Dani Penna (designer, artista plástica e educadora) criaram o festival como um catalisador para se pensar o vilarejo não só%u0301 como ponto de turismo e habitação “alternativa”, mas como referência de fluxo de produção criativa no entorno de Belo Horizonte.

Programação

Na sexta-feira, a partir das 10h, haverá pintura de mural por Clara Valente e Gabriel Dias. Às 12h20, acontece ato para relembrar o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho. "Ato em memória: somos todos atingidos" terá a participação de Patrícia Lobato e Renato Motha, junto às cantoras locais Amelia, Thais e Thainara. O horário de 12h20 é o mesmo em que a barragem se rompeu, no dia 25 de janeiro deste ano, matando 229 pessoas (48 ainda estão desaparecidas).

Outro destaque da sexta é a exibição, às 19h, do filme "Antes que eu me esqueça". O longa, premiado em festivais nacionais e internacionais, é dirigido por Tiago Arakilian (morador de Casa Branca) e tem José de Abreu e Danton Mello no elenco.

No sábado, às 15h30, o Samba da Vera, com músicos do Alto Vera Cruz, apresenta-se acompanhado de Flávio Renegado e Manu Dias. A cantora, dançarina e percussionista Danuza Menezes fará apresentação também no dia 22, a partir das 21h.

Já a programação infantil terá apresentações do Palhaço Popó e do grupo Trampulim, além de oficinas, cinema e um aulão de capoeira com mestre Pernalonga. O festival conta com o apoio da Prefeitura de Brumadinho via Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.

Serviço
Casa Branca Fest

Dias: 21 e 22 de junho
Local: Estacionamento da Pousada Vista da Serra, Centro de Atendimento ao Turista e Praça Jardim Casa Branca
Horário: a partir das 10h
Entrada gratuita

MAIS SOBRE E-MAIS