Sônia Abrão fala sobre câncer de mama: 'Vivo Alerta'

Apresentadora relembra batalha contra câncer na adolescência

26/10/2018 11:52

Thiago Duran / AGNews
(foto: Thiago Duran / AGNews)
Durante participação no programa 'Sensacional', da RedeTV, a apresentadora Sônia Abrão relembrou sua batalha na juventude contra um cisto no seio.

"Já estava saindo um pouco da adolescência quando descobri um cisto. Eu tinha 19 anos. Vivo com a sombra dele até hoje, fiz cirurgia naquela época e o que parecia um só, na verdade, eram dois, então eu precisei abrir a mama. Eram benignos. Mas eu ainda tive de fazer mais umas quatro cirurgias na mama durante a minha vida", relembrou Sônia.

 

"A última pela qual passei foi há 12 anos, na mama direita. Os médicos acharam que era algo mais avançado, foi preciso esvaziar e retirar muito tecido. A mama é toda costurada, clipada por dentro. Minha vigilância é maior de seis em seis meses e é assim que eu vivo até hoje, com essa sombra. E espero que seja só uma sombra, senão, a luta está aí", concluiu a apresentadora.

 

Durante o mês de outubro é celebrado o 'Outubro Rosa', movimento mundial que visa estimular a luta contra o câncer de mama e seu diagnóstico precoce. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como atividades físicas regulares, alimentação saudável, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, entre outros. 

 

O SUS oferece exame de mamografia para todas as idades, quando há indicação médica. Saiba mais clicando aqui.

MAIS SOBRE E-MAIS