BH ganha o espaço cultural dedicado à memória de Fernando Sabino

Inauguração acontece nesta sexta-feira, 12, a partir das 9h, no Mercado Distrital do Cruzeiro, com oficinas para crianças, shows e peças de teatro

por Pablo Pires Fernandes 12/10/2018 07:30
O Cruzeiro
(foto: O Cruzeiro)
A literatura de Fernando Sabino (1923-2004) tem no afeto uma de suas principais características. Sua obra espelha memórias sentimentais e muitos encontros. Estes encontros e afetos terão, a partir de hoje, um lugar para se concretizar e saudar a memória do escritor. Hoje, Belo Horizonte, sua cidade natal, ganha o Espaço Cultural Encontro Marcado com Fernando Sabino, núcleo permanente de atividades voltadas à formação cultural de jovens e centro de memória sobre o autor. A inauguração será hoje, a partir das 9h, no Mercado Distrital do Cruzeiro, com atrações e oficinas ao longo do dia.

O produtor cultural Bernardo Sabino, filho do escritor e um dos responsáveis pela criação do espaço, afirma que o espaço é extensão do projeto cultural e educativo Encontro Marcado com Fernando Sabino, que há 10 anos desenvolve atividades em escolas de municípios de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Para Bernardo, além do projeto itinerante, sentia a necessidade de criar um centro de referência de seus escritores. “Sempre lutei para criar um espaço para que fosse possível, através desse Encontro Marcado, falar de outros escritores”, diz.

O epitáfio criado pelo próprio escritor: “Aqui jaz Fernando Sabino, que nasceu homem e morreu menino”, para Bernardo, “está sendo concretizado nesse projeto”. O produtor quis quebrar a ideia de museu e se aproximar do público. Ele aposta que o espaço, que tem apoio cultural do Estado de Minas 90 Anos, seja aberto permanentemente a visitação e abrigue oficinas, debates, mostras de filmes, teatro, shows de música, além de fomentar a leitura.

No local, Bernardo inaugura hoje uma exposição permanente – são 14 painéis – sobre a vida e a obra de Fernando Sabino, mostrando sua formação em Belo Horizonte, sua mudança para o Rio de Janeiro, em 1944, e sua intensa atuação como cronista, contista, romancista e diretor de filmes e documentários. O espaço cultural terá sala de leitura inspirada na casa do autor. Uma réplica das estátuas dos quatro “Cavaleiros do Apocalipse”, como eram chamados Sabino, Paulo Mendes Campos, Hélio Pellegrino e Otto Lara Rezende, evidencia o caráter afetivo e de encontro.

Para a abertura, diversas atividades vão movimentar o Mercado do Cruzeiro. A partir das 9h, crianças poderão participar de oficinas de desenho, grafite e percussão. Apresentações de teatro, música e contação de histórias serão realizadas ao longo de todo o dia, com entrada franca.


ESPAÇO CULTURAL ENCONTRO MARCADO COM FERNANDO SABINO

No Mercado Distrital do Cruzeiro (Rua Ouro Fino, 452, Cruzeiro). Inauguração a partir das 9h, com oficinas para crianças, shows de música, espetáculos teatrais, exposição permanente e sala de leitura (não é necessária inscrição prévia para as oficinas). O espaço vai funcionar de terça a domingo, das 8h às 17h30. Entrada franca.

MAIS SOBRE E-MAIS