Morre no Rio o cenógrafo Hélio Eichbauer, aos 76 anos

Ele consolidou a carreira no teatro, cinema e música

por Estadão Conteúdo 21/07/2018 14:47
Leandro Couri/EM/D.A.Press
Eichbauer tem reconhecida contribuição na arte brasileira e na parceria com artistas nacionais (foto: Leandro Couri/EM/D.A.Press)

O cenógrafo Hélio Eichbauer morreu neste sábado, 21, aos 76 anos no Rio de Janeiro, vítima de um enfarte. O velório ocorre até às 16h na Capela 8 do Memorial do Carmo, no Rio.

O criador da visualidade de O Rei da Vela, de 1967, tem reconhecida contribuição na arte brasileira e na parceria com artistas como Glauber Rocha, Zé Celso, Caetano Veloso e Chico Buarque.

Medalha de ouro na Quadrienal de Praga, o maior evento da cenografia mundial, e pupilo do checo Josef Svoboda, Eichbauer deixou o curso de filosofia na Faculdade Nacional e embarcou para a então Checoslováquia para estudar cenografia no ateliê do novo mestre. Por quatro anos construiu maquetes, fez exercícios de composição gráfica, desenho e escultura, criou repertório até estrear profissionalmente e passar por França, Itália e Alemanha, no Berliner Ensemble, de Brecht, e voltar ao Brasil para consolidar sua carreira no teatro, cinema e música.

['__class__', '__cmp__', '__contains__', '__delattr__', '__delitem__', '__dict__', '__doc__', '__eq__', '__format__', '__ge__', '__getattribute__', '__getitem__', '__gt__', '__hash__', '__init__', '__iter__', '__le__', '__len__', '__lt__', '__module__', '__ne__', '__new__', '__reduce__', '__reduce_ex__', '__repr__', '__setattr__', '__setitem__', '__sizeof__', '__str__', '__subclasshook__', '__weakref__', 'clear', 'copy', 'fromkeys', 'get', 'has_key', 'items', 'iteritems', 'iterkeys', 'itervalues', 'keys', 'pop', 'popitem', 'request', 'setdefault', 'update', 'values', 'viewitems', 'viewkeys', 'viewvalues']

MAIS SOBRE E-MAIS