'Racista finge que se arrepende quando perde dinheiro', escreve Karol Conka para Cocielo

Comentário de cunho racista feito pelo influenciador digital repercutiu negativamente e marcas que mantinham parcerias com ele encerraram vínculos

Estado de Minas 03/07/2018 11:12
Twitter/Reprodução
Karol Conka manda recado para Júlio Cocielo no Twitter. (foto: Twitter/Reprodução)
O comentário de cunho racista publicado pelo youtuber Júlio Cocielo durante o jogo entre França e Argentina no último sábado (30) deixou muita gente furiosa, entre elas a rapper Karol Conka. 

Em sua conta no Twitter, ela mandou o seguinte recado para o influenciador digital: ''Racista finge que se arrepende quando perde dinheiro e status. No fundo continua odiando negros e desejanto a morte deles. É preocupante ver grandes marcas apoiando esse tipo de gente pensando somante em números. Esse país está uma merda!''. 
 

A fala de Karol refere-se ao posicionamento de muitas marcas que patrocinam Cocielo, repudiando a situação. Entre elas, Coca-Cola, Submarino e Adidas. O Itaú-Unibanco, por exemplo, exibiu até o dia 30 de junho um vídeo para a Copa no qual o youtuber era a estrela. Depois da repercussão do caso, o banco informou que ''o youtuber não faz mais parte de qualquer peça de comunicação'' da campanha. 

O Submarino também diz que retirou uma campanha do ar após as notícias sobre o caso. Já a Coca-Cola, que fez ações com Cocielo em 2016, diz que não tem planos de manter futuras parcerias com o youtuber. ''Manifestações preconceituosas não são toleradas'', disse a ampresa. 

A Adidas informou que suspendeu a parceria com o influenciador. ''A Adidas é uma marca que repudia todo e qualquer tipo de discriminação. Portanto, decidimos suspender a parceria com ele'', informou. 

ENTENDA Durante o jogo entre França e Argentina pela Copa do Mundo, Cocielo fez um comentário após a arrancada do atacante francês Kylian Mbappé que gerou muitas críticas na internet. ''Mbappé conseguiria fazer uns arrastão top na praia hein'', escreveu ele no Twitter. 

Cocielo se defendeu dizendo que o tuíte foi ''interpretado por mil formas diferentes e se desculpou por outras postagens antigas, que também foram recuperadas por usuários e reforçaram as críticas. Em uma delas, de 2013, ele diz: ''Gritei vai macaca pela janela e a vizinha negra bateu no portão de casa para me dar bronca''. 

Em meio às críticas, Júlio Cocielo apagou cerca de 50 mil tuítes de sua conta no Twitter. 

Abaixo, confira o pronunciamento na íntegra do youtuber sobre o caso: 

"Bom, vamo lá! Hoje eu fiz um tweet sobre o Mbappé e a piada se referia a velocidade dele devido a um lance do jogo, nada além disso! O tweet foi interpretado de mil formas diferentes e gerou uma grande discussão. Decidi deletar pois nunca fui de entrar em polêmicas, mas já era tarde demais, tinha tomado uma proporção enorme... pegaram alguns comentários antigos, de uns 8 anos atrás, que eu já havia feito aqui no Twitter, tenho até vergonha! Cara, como eu falava m... Na época esses comentários infelizes tinham uma interpretação totalmente diferente de hoje, um momento delicado. Muitas vezes fui irônico, muitas vezes estava zoando amigos, muitas vezes só queria ser o engraçadão, e são coisas que eu nem lembrava ter escrito... De qualquer forma, não existe justificativa, isso fez eu me sentir muito mal só de imaginar ter sido uma pessoa escrota. Arrependido e aprendido! Lição pra vida! Nunca mais se repetirá! Peço desculpas publicamente por ter ofendido inúmeras pessoas, e como eu sempre digo: meu sonho sempre foi alegrar e motivar todos a acreditarem nos próprios sonhos. Magoar alguém nunca foi minha intenção, quem conhece minha história e convive comigo, sabe como eu sou, e que eu jamais agiria desta forma! Vivendo e aprendendo! Não vou entrar em nenhuma discussão, assumo meu erro! Desculpa!"

MAIS SOBRE E-MAIS